tattoos

Monday, October 31, 2011

Centenário 1911-2011: Qual é o Chevrolet do século?

Fotos: Divulgação

Centenário 1911-2011: Qual é o Chevrolet do século?




Para celebrar seu primeiro centenário, a Chevrolet criou um site especial onde listou 16 modelos de destaque. O objetivo era descobrir o melhor Chevrolet de todos os tempos, na opinião do público. O clássico Camaro de 1969 deixou para trás ícones como Corvette, Impala e Bel Air, e foi consagrado como o melhor de todos da marca norte-americana em 100 anos de história.
Agora,  queremos  saber a opinião do público brasileiro. Abaixo, estão listados 10 modelos, de diferentes épocas, que acabaram se tornando ícones da marca da gravata dourada.



Apresentamos  fotos e detalhes históricos dos 10 modelos escolhidos e questiona a opinião de seus leitores: qual é o Chevrolet do século? Participe da Enquete , que estará ativa até a próxima quinta-feira, dia 3 de novembro – data que marca os 100 anos de fundação da marca norte-americana pelo piloto de corridas Louis-Joseph Chevrolet.







1. Chevrolet Suburban 1936



Este simpático modelo, considero por muitos o avô dos utilitários esportivos, foi o carro produzido de maneira contínua por mais tempo em toda a história da indústria automobilística: 76 anos. A primeira geração chegou ao mercado no final de 1935 e se destacou pela capacidade de levar oito pessoas. Graças a sua robustez – o Suburban foi construído em uma plataforma de caminhão –, o modelo também ficou conhecido pela agilidade em enfrentar terrenos íngremes e pela utilidade como veículo de carga.







2. Chevrolet Corvette 1953




Em 1952, Harley Earl chefiava o departamento de design da GM e estimulou um pequeno grupo de designers a criar um esportivo utilizando a então inovadora técnica de fabricação com fibra de vidro. O resultado também determinou a criação de um ícone do universo automotivo norte-americano: o Corvette. O modelo de estreia utilizava um propulsor de seis cilindros em linha não muito poderoso, mas o estilo único do carro o salvou do fiasco e do esquecimento. Em 1955, um engenheiro vindo da Rússia, chamado Zira Arkus-Duntov, propôs a incorporação de um V8 Small Block. Um ano depois, o Corvette passou a ser vendido com um motor de oito cilindros, tornando-se um mito da esportividade sobre rodas dos Estados Unidos.







3. Chevrolet Bel Air Sport Coupé 1955




O Bel Air de 1955 é um dos lançamentos mais exitosos nos 100 anos da Chevrolet. As dimensões grandes e as linhas arredondadas contribuíram para tornar a marca mais apetecível para os consumidores jovens. A pintura em duas cores e a carroceria baixa também se tornaram características bastante apreciadas entre os norte-americanos. Além disso, o motor V8 Small Block se propunha a cuidar do desempenho e contribuir para que todos os parâmetros do charmoso cupê caíssem nas graças do público.







4. Chevrolet Impala 1963



Um dos favoritos entre os admiradores dos hot rods, o Impala Hard Top Sport Coupé de 1969 com suas linhas atraentes e aparência de conversível cativou os consumidores de forma imediata. Um dos elementos visuais característicos deste modelo são as lanternas triplas redondas emolduradas na traseira pontiaguda. A gama de motores era extensa, partindo de um V6, passando pelo V8 Small Block de 4.6 ou 5.3 litros, para culminar em um V8 Big Block de 6.7 litros, com potência de estrondosos 425 cv. Este propulsor se tornou tão célebre que a banda norte-americana Beach Boys chegou a mencioná-lo em uma de suas canções.







5. Chevrolet Corvette Sting Ray Split-Window Coupe 1963



Também em 1963, o já adorado Corvette estreou um novo modelo que enlouqueceu os fanáticos por veículos esportivos: o Sting Ray Split-Window 1963, baseado em carro de corridas desenhado por Bill Mitchel, chefe de design da GM à época. Este modelo se tornou um dos esportivos mais admirados na história da indústria norte-americana. Além do desenho empolgante que acabou se tornando um ícone a nível mundial, o Sting Ray trouxe a suspensão traseira independente e um poderoso V8 Small Block com injeção de combustível.







6. Chevrolet Camaro 1969



A segunda geração do muscle car da Chevrolet chegou em 1969 e o redesenhado Camaro apresentava um novo estilo capaz de atrair de forma instantânea. As linhas do modelo de 1969 acabaram sintetizando a essência do modelo, tanto que serviram de inspiração para o renascido Camaro de 2010, famoso por personificar o robô  Bumblebee nos filmes da série Transformers. Para exemplificar a importância do Camaro de 1969, o modelo foi escolhido recentemente o melhor Chevrolet de todos os tempos, na votação proposta pela própria marca durante a comemoração de seu centenário.







7. Chevrolet Chevelle SS 1970



Em 1970, a GM decidiu, pela primeira vez, equipar seus carros médios com motores maiores que 6.5 litros. Como resultado desta opção, o Chevelle SS daquele ano estreava o motor de maior volume da história da Chevrolet: o LS-6 V8 Big Block de 7.4 litros, dando origem ao Super Sport mais icônico de todos os tempos, graças a seus 450 cv de potência, que propiciavam cumprir o 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.







8. Chevrolet Corvette ZR-1 2008



Simplesmente o Corvette mais poderoso já fabricado, este modelo utiliza o V8 de código LS9 supercharged com 6.2 litros e 638 cv de potência. Trata-se de um superesportivo tão extremo quanto criações da Ferrari, Porsche ou Lamborghini. Mas o Corvette ZR-1 de 2008 não se limita a empolgar pela propulsão. O carro também ostenta tecnologias como a suspensão magnética adaptativa, construção com peças de fibra de carbono e um sistema de freios de carbono-cerâmica tão eficaz que só é superado pelos equipados no recordista Bugatti Veyron.







9. Chevrolet Camaro 2010



Sendo praticamente uma cópia exata do conceito que surpreendeu o público no Salão de Detroit de 2006, a quinta geração do Camaro é, por sua vez, uma releitura exitosa do clássico de 1969. O modelo protagonizou a série de filmes Transformers, tornando-se um ícone dos novos tempos e trazendo à tona toda a mítica por traz da grife Camaro. Consciente de que se trata de seu modelo mais carismático da atualidade, a Chevrolet revelou recentemente uma versão conversível e também o poderoso ZL1, que traz um V8 de 6.2 litros com 580 cv de potência.





10. Chevrolet Volt 2011



Se o Camaro propõe um retorno nostálgico a seus tempos áureos, o Volt está totalmente apontado para o futuro. Ao propor um veículo elétrico que não se tornasse escravo da autonomia limitada da tecnologia existente atualmente, a Chevrolet criou um ícone que representa fielmente o espírito de seu centenário: inovação. Graças a um gerador movido a gasolina, o Volt consegue alcançar uma autonomia estendida de até 600 km, isso com a bateria de 16 kw totalmente carregada e tanque cheio. Ao propor uma solução para os problemas de eficiência energética enfrentados pela indústria automobilística, a Chevrolet demonstra que tem fôlego de sobra para mais 100 anos. Em um Volt ou um Camaro.

Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger