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Tuesday, September 6, 2011

Volkswagen apresenta monoposto urbano com alta tecnologia

A Volkswagen vai apresentar no 64º Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt um carro para as cidades no futuro: o NILS. O veículo elétrico, para uma só pessoa, reflete uma forma minimalista de mobilidade, nova e fascinante. O carro-conceito - com sua avançada estrutura em alumínio, portas em forma de asas e rodas salientes – tem alta performance dinâmica, deslocando-se silenciosamente e sem emissões. O projeto é apoiado pelo Ministério Federal do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha.

Tecnicamente realista e economicamente viável

"O NILS antecipa o futuro. Parece ter sido projetado por alguém em 2030 e enviado de volta para o mundo de hoje. Um estudo que reúne sustentabilidade, design e estilo de vida de uma nova forma. Um veículo com a alta tecnologia da Volkswagen, com propulsão elétrica, conceituado de forma muito realista", afirma o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento e Chefe de Desenvolvimento da Marca Volkswagen. "O objetivo do projeto NILS é desenvolver um veículo-conceito economicamente exequível para a micromobilidade, que reestrutura o transporte individual para torná-lo mais eficiente e ambientalmente compatível, baseado na propulsão elétrica."

Hackenberg acrescenta: "O NILS não é um exercício teórico. É muito real. Apesar de suas dimensões compactas, ele atende a todas as exigências de segurança para os carros de hoje. Os usuários não irão apenas contar com um carro ecológico, mas com um veículo muito seguro".


Um novo segmento
A propulsão elétrica levará a conceitos completamente novos, que resultarão em veículos que vão atender a necessidades específicas de milhões de motoristas que dirigem até o trabalho todos os dias nas áreas urbanas do mundo. Já faz bastante tempo que o transporte público deixou de ser a primeira escolha dessas pessoas, por várias razões. Na Alemanha, quase 60% das pessoas vão trabalhar de carro, de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas. Destes, 90% viajam sozinhos. Veículos com emissão zero, como o NILS, oferecerão uma solução de mobilidade ecológica para esses motoristas.

Mais estreito, mais baixo, mais curto, diferente
O NILS é muito compacto e ocupa muito pouco espaço no trânsito. Tem apenas 3,04 metros, é 50 cm menor do que o Volkswagen up!. A largura, de roda a roda, é de 1,39 metro e a carroceria, em si, tem apenas 0,86 m na transversal. O carro tem 1,2 m de altura - o Porsche 911 tem 1,31 metro.
Mais importante que as dimensões é o layout da carroceria. O NILS segue o mesmo princípio construtivo de um carro da Fórmula 1: o piloto no meio, o motor na traseira, as rodas salientes. As rodas de liga leve com 17 polegadas são equipadas com pneus 115/80 na frente e 125/80 na traseira, otimizados para reduzir a resistência ao rolamento.O estilo claro e único do NILS foi concebido no Centro de Design da Volkswagen, em Potsdam.



Ingenlath complementa: "Apesar de nossa missão aqui ser chegar a um conceito de carroceria inteiramente novo para a marca, o NILS se enquadra integralmente no DNA de design da Volkswagen. Vejam os parachoques: não é por coincidência que eles lembram os do novo up!, com suas bordas pretas ao redor das superfícies de impacto".




Sob medida para distâncias urbanas

Compacto e leve (460 kg), ele é muito divertido de dirigir. É um carro ágil, com velocidade máxima de 130 km/h, e pode acelerar até 100 km/h em menos de 11 segundos. Isto se deve a um motor elétrico relativamente pequeno, com 15 kW (20,4 cv) de potência nominal e um pico momentâneo de 25 kW (34 cv). Uma bateria de íon-lítio, com 5,3 kWh, possibilita uma autonomia de até 65 quilômetros, dependendo da maneira de dirigir. O veículo experimental pode ser carregado por meio de uma tomada convencional de 230 Volts (tempo máximo de duas horas) ou em uma estação de abastecimento para veículos elétricos.



Esportivo e ágil
Com o NILS, o usuário não apenas irá para o trabalho sem provocar emissões, mas irá se divertir bastante no caminho. Ele se comporta como um carro esportivo, com sua direção totalmente mecânica e o assento em forma de concha posicionado ao centro. Saindo da imobilidade, o motor produz um torque máximo instantâneo de 130 Nm (13,3 kgfm), transferido para o eixo traseiro pela transmissão de uma única marcha. 
Instrumentos digitais
O painel de instrumentos foi feito especialmente para o veículo elétrico, constituindo-se numa tela TFT de sete polegadas. A velocidade é mostrada digitalmente, no centro. O fluxo de energia é representado por barras. Outro gráfico informa sobre a autonomia de rodagem.


Simplicidade e bom senso
Para economizar peso e custos, certos elementos funcionais e controles dispensam a assistência elétrica. Os espelhos laterais, por exemplo, são ajustados manualmente, o que não chega a ser inconveniente em um interior com apenas 61 cm de largura. Também não há assistência para a direção, o que não é problema em um veículo que pesa menos de 500 kg. Ao mesmo tempo, o sistema de aquecimento e ventilação é controlado eletronicamente. O motorista ajusta a temperatura desejada e a intensidade do ventilador por meio de dois controles deslizantes. À direita da coluna de direção fica o interruptor do motor. O botão redondo também é usado para selecionar a posição da transmissão com velocidade única (D, N ou R).



Ver e ser visto
Elementos de xenônio e LEDs são usados nos faróis, lanternas traseiras e indicadores de direção. Na frente, dois módulos bi-xenônio atuam emitindo a iluminação alta e baixa dos faróis principais. As luzes de uso diurno são montadas à frente dos painéis das rodas dianteiras e também atuam como lanternas de estacionamento. No acrílico que recobre as lanternas traseiras, integradas à parte posterior como pequenas asas, a luz gerada pelos LEDs é direcionada por semicondutores transparentes. Todos os elementos do sistema de iluminação são de baixo consumo. 

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