tattoos

Tuesday, September 6, 2011

Troca de pneus é novidade do Itaipava GT Brasil no retorno ao Rio de Janeiro

Valdeno Brito,Matheus Spupf lideram o campeonato
Os carros dos sonhos estão de volta ao circuito de Jacarepaguá, pista que em diferentes épocas já recebeu a Fórmula 1, a Indy e a MotoGP. O traçado, que atualmente utiliza apenas parte do original, pode ser desativado nos próximos anos, mas segue firme no calendário das principais categorias brasileiras - entre elas o Itaipava GT Brasil. Será o último grande campeonato nacional a passar pelo Rio de Janeiro em 2011. A cidade recebe a sétima etapa da temporada neste sábado (10) e domingo (11).

Serão duas corridas ao longo do final de semana, com uma novidade histórica para o Itaipava GT Brasil. Pela primeira vez em cinco anos de categoria, haverá troca de pneus, em função do desgaste excessivo sob o calor intenso e no asfalto abrasivo do Rio de Janeiro. Mas diferente do que foi divulgado no mês passado, essa troca dos pneus, que é obrigatória, poderá ser feita dentro da parada para troca de pilotos - que existe desde que a categoria foi fundada, em 2007.

Desta forma, continua sendo necessário apenas um pit stop, mas agora com trabalho extra para as equipes no Rio de Janeiro. "Como o pit stop já existe, com mínimo de dois minutos de duração, a troca de pneus não fará muita diferença de estratégia, mas será fundamental em termos de desempenho. Isso porque o desgaste é muito grande e os carros chegariam em situação crítica se não houvesse a troca", revela Valdeno Brito, atual campeão e líder da Itaipava GT3 em parceria com Matheus Stumpf.

Ele se diz satisfeito com a decisão porque o modelo pilotado por eles, um Ford GT, está entre os que mais sofrem com o desgaste de pneus, uma questão evidenciada em pistas até menos abrasivas em 2011. "Eu espero uma etapa difícil como sempre. Conseguimos uma vantagem um pouco maior no campeonato, mas em compensação os vice-líderes (Claudio Ricci e Rafael Derani) devem sofrer menos com o desgaste de pneus no Rio de Janeiro. Mesmo com a troca obrigatória".

O carro utilizado pelos vice-líderes é um Ferrari F458. "E não dá para esquecer que em terceiro no campeonato está o Xandy (Negrão), que ganhou em Jacarepaguá no ano passado", fala Valdeno Brito. As duas corridas de 2010 foram vencidas por Xandy Negrão, na época com o parceiro Andreas Mattheis. Atualmente, ele corre com o filho, Xandinho, pilotando um Lamborghini Gallardo LP600. No momento, Valdeno Brito e Matheus Stumpf têm 152 pontos no campeonato.

Claudio Ricci e Rafael Derani estão em segundo lugar com 133. "Também acho que a troca de pneus não vai influenciar tanto em termos de estratégia, porque existe um tempo mínimo de parada, isso tira eventuais vantagens de equipamento ou mesmo de treino que algumas equipes teriam, por praticar a troca de pneus em outras categorias. Mas é uma coisa a mais e sempre existe o risco de algo dar errado, de haver algum atraso, é algo que precisa de atenção total", comenta Claudio Ricci.

O piloto, que viu os adversários aumentarem a vantagem na liderança na etapa passada, acredita que o carro estará em melhores condições no Rio de Janeiro. Representantes da equipe viajaram para a Itália para solucionar os problemas enfrentados recentemente com os amortecedores e trarão também novidades na parte eletrônica. Tudo para que Claudio Ricci e Rafael Derani possam conquistar a primeira vitória do ano. "Se o nosso objetivo é o título, precisamos começar a ganhar".

"Acho que estaremos fortes no Rio de Janeiro. O Valdeno e o Matheus estão no segundo ano com o carro deles, enquanto nós ainda estamos em fase de evolução do nosso. Mas as duas duplas são muito fortes e agora tudo o que precisamos é começar a vencer", acrescenta Claudio Ricci, campeão da temporada 2009 da Itaipava GT3 em parceria com Rafael Derani. Principalmente considerando que os adversários já ganharam cinco vezes em 2011.

Para esta etapa, havia também a expectativa da estreia do novo modelo Mercedes-Benz SLS AMG, que chegou ao Brasil e será pilotado por Paulo Bonifácio. Mas o carro ainda está em fase de desenvolvimento e deve fazer sua primeira corrida somente na penúltima etapa, em novembro, em Londrina (PR). Neste final de semana, Boni ainda estará com o Ford GT que divide com Juliano Moro. "Queremos mais quilometragem com o carro para estrear já em condições de vencer", afirma Boni.


O Lamborghini de Xandy e Xandinho Negrão
A PROGRAMAÇÃO EM JACAREPAGUÁ

Quinta-feira (25)
14h00 - 17h00 Treino Extra, Itaipava GT Brasil

Sexta-feira (26)
08h00 - 08h45 1º Treino Livre, TNT SuperBike
09h00 - 10h00 1º Treino Livre, Mercedes-Benz Grand Challenge
10h15 - 11h15 1º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
11h30 - 12h15 2º Treino Livre, TNT SuperBike
13h05 - 14h05 2º Treino Livre, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h15 - 15h40 2º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
15h50 - 16h05 Treino Classificatório, Mercedes-Benz Grand Challenge
16h15 - 17h00 3º Treino Livre, TNT SuperBike

Sábado (27)
08h00 - 08h40 3º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
08h50 - 09h05 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
09h15 - 09h50 1º Treino Classificatório, TNT SuperBike
10h00 - 10h45 1º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
10h55 - 11h40 2º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
11h50 - 12h25 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
13h40 1ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h25 - 15h00 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
15h10 - 15h25 Super Pole, TNT SuperBike
16h00 1ª Corrida, Itaipava GT Brasil

Domingo (28)
08h10 - 08h25 Warm Up, TNT SuperBike
08h40 - 08h55 Warm Up, Itaipava GT Brasil
09h10 - 09h25 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
10h00 Corrida, TNT SuperBike
12h30 2ª Corrida, Itaipava GT Brasil
14h20 2ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge

CLASSIFICAÇÃO DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 12 DE 20 ETAPAS)

1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito - Ford GT - 152 pontos
2º- Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari F458 - 133
3º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão - Lamborghini LP600 - 123
4º- Cleber Faria - Lamborghini LP560 - 119
5º- Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 - 118
6º- Pedro Queirolo - Corvette Z06R - 109
7º- Paulo Bonifácio - Ford GT - 90
8º- Renan Guerra/Vanuê Faria - Lamborghini LP560 - 71
9º- Wagner Ebrahim - Dodge Viper Competition Coupé - 67
10º- Chico Longo/Daniel Serra - Ferrari F458 - 62
11º- Juliano Moro - Ford GT - 50
12º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico - Corvette Z06R - 44
13º- Bruno Garfinkel - Lamborghini LP560 - 43
14º- Enrique Bernoldi - Ford GT - 35
14º- Ricardo Maurício - Lamborghini LP560 - 35
16º- Fernando Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 33
17º- Daniel Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 26
18º- Henrique Assunção - Dodge Viper Competition Coupé - 19
19º- Ronaldo Kastropil - Dodge Viper Competition Coupé - 14
19º- Walter Derani - Ferrari F430 - 14
21º- Antonio Pizzonia - Ferrari F430 - 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel - Lamborghini Gallardo LP500 - 7
23º- Fernando G. Croce - Dodge Viper Competition Coupé - 6
24º- Fernando Poeta - Lamborghini Gallardo LP560 - 5
25º- Sérgio Jimenez/João Adibe - Ford GT - 3
25º- Josué Pimenta - Ferrari F430 - 3
27º- Sérgio Lucio - Lamborghini Gallardo LP560 - 1

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger