tattoos

Tuesday, September 6, 2011

Em vez de cair, IPI de carros pode subir

Fonte: www.automotivebusiness.com.br


Redação AB

Como já era esperado, parece que o governo perdeu a paciência com os interesses conflitantes das montadoras instaladas no Brasil e, em vez de baixar o imposto (IPI) dos carros fabricados no País, conforme estava previsto na nova política industrial do Plano Brasil Maior, deverá aumentar a tributação dos importados ou daqueles que não se enquadrarem em certos níveis de nacionalização. A informação está em reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo pela jornalista Raquel Landim.

Segundo fontes do governo disseram à jornalista, as montadoras resistem a assumir compromissos de inovação, agregação de conteúdo local e eficiência energética, como contrapartida à redução de impostos. Por isso, a proposta agora seria elevar o IPI para carros que não se enquadrarem nas regras do novo regime automotivo, que está sendo desenhado por governo e setor privado. Na prática, a medida funcionaria como taxação adicional a modelos importados.

Sabe-se que entre as propostas para a criação do novo regime automotivo, está em discussão estabelecer um porcentual do faturamento das empresas a ser investido em pesquisa e tecnologia, definir um índice de peças nacionais para os modelos de carros e fixar uma meta de eficiência energética. Mas essas exigências criam um racha dentro do setor automotivo. Fiat, General Motors, Volkswagen e Ford preferem o regime restritivo (leia-se tributação aos importados), alegando que já utilizam mais de 90% de peças locais nos modelos mais vendidos. Já fabricantes como Toyota, Citroën, Renault e Nissan importam mais peças e querem regras mais brandas nesse sentido.

Outro ponto que teria gerado desconforto no governo é que os fabricantes se recusam a repassar uma eventual redução de IPI para o consumidor, como ocorreu na crise de 2008/2009. Assim as medidas de alívio fiscal serviriam para elevar a margem de lucro, o que poderia ser interpretado como favorecimento desproporcional ao setor.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger