tattoos

Sunday, November 6, 2011

Um rato mecânico para fazer novos amigos



Para um veículo ser caracterizado como Rat, ele precisa apenas estar enferrujado, podre, caindo aos pedaços… mas andando, correto? ERRADO! Ele precisa do mesmo carinho e atenção que aquele “plastimóvel” que temos na garagem. Em troca, oferece olhares admirados (ou de reprovação), atrelamento de alguns laços familiares, lembranças antigas e vínculos de amizades que dificilmente serão desfeitos, afinal, ninguém está ali porque seu carro brilha mais que os outros. Assim é um Rat: puro, sincero e de grande coração.



Rats são projetos para serem compartilhados, apreciados e, principalmente, servem de base para aprendizados pois qualquer gambiarra pode ser mantida por um certo tempo sem descaracterizar o projeto. Antes que comecem a me apedrejar, já chegou a traduzir o termo Jalopy?



Quando Luis Santos encontrou pela primeira vez aquele que viria a ser seu VW Fusca ’71, o carro estava abandonado no quintal de um senhor de idade que já não tinha condições de cuidar. “Ele estava meio abandonado no pátio, embaixo de uma árvore, cheio de folhas dentro, a pintura parecia uma lixa e fazia muito tempo que estava parado. Daí fui ver, era olho de sapo e o interior estava bem ruinzinho, mas praticamente todos os detalhes originais estavam lá”, diz Luis.

Conversa vai, conversa vem, a compra do Fusca foi acertada. A pergunta que perdurou naquele dia foi à voz da mãe de Luis tentando entender: “O que diabos você vai fazer com esse carro?”

A pergunta veio junto com um pouco de nostalgia, pois aquela senhora já fora proprietária de um exemplar destes, e logo tratou de ajudar seu filho dando o primeiro banho no besouro. Em buscas de peças em ferros-velhos e internet, Luis sempre contou com a ajuda e incentivo da galera do Kustom Volks Brasil – KVB. “Bem antes de adquirir o carro eu já os conhecia. O carro só nos tornou mais próximos” – diz ele.



Pronto, a semente estava lançada, e a suspensão foi a primeira a entrar na faca para algumas modificações. O quadro de suspensão dianteiro foi encurtado em 12 cm com o uso de novas torres confeccionadas sob medida para o projeto. Catracas foram instaladas para ajudar na regulagem de altura. Os amortecedores dianteiros permanecem originais, enquanto as mangas de eixo deslocadas já foram providenciadas e estão aguardando apenas um pouco de tempo extra para serem instaladas.



As mangas vão permitir que o carro rode – acreditem – ainda mais baixo e com maior conforto, pois seu ponto de ancoragem permite que o amortecedor tenha mais curso. Na traseira, com o facão reposicionado, a cambagem característica dos VWs aircooleds fez-se presente e Luis optou por utilizar amortecedor de Opala, pois este possui menor curso.



Como a pintura já não estava das mais belas, alguns quilos de massa de polir e cera foram aplicados sobre a carroceria para fazer com que a cor voltasse a ter alguma proteção. O brilho da (pouca) tinta em contraste com as manchas e marcas do tempo fizeram ressurgir mais uma das características de um Rat: aquele descuido-zeloso que todo proprietário tem. Não é porque o projeto é um rat que os mimos seriam diferentes.

Outro presente dos amigos da KVB foi a persiana do vidro traseiro. Com ela, a incidência do sol no interior é menor, além de acrescentar um ar clássico ao simpático Fusquinha. As rodas originais foram substituidas por novas Empi modelo TorqueStar de medidas 5,0×15″ calçadas com pneus 165/50-15″ na dianteira e 195/60-15″ na traseira.



A cereja do bolo ficou por conta da inventividade e pesquisa de Luis, que ao visitar um fórum de aircooleds da Austrália encontrou por lá modelos com um acessório diferenciado na lateral. Buscou mais informações sobre medidas e materiais utilizados, encontrou peças condizentes aqui no Brasil e montou com a ajuda da galera do KVB seu próprio Flash Trim. Feito com frisos vendidos em casas de peças reposição e tinta spray, remeteram o Fusca à década de ’60, onde este acessório era muito utilizado como forma de diferenciação e acessório de luxo.

O motor de 1.300cm³ permanece original, bem como seu inteiror, que teve como única concessão a instalação de um pistão no local da manopla de câmbio, bem como manda a cartilha da kustom kulture.



Divergindo opiniões, chocando populares e causando muita discussão, este VW Fusca ’71 satisfaz-se não pela polêmica que gera, mas pelas amizades que conquista.

Fonte:jalopnik

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger