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Friday, November 4, 2011

Freio eletrônico para bicicletas

Há bastante tempo as bicicletas entraram também na era eletrônica, com comandos remotos e/ou automáticos das mudanças de marcha. Agora aparece sua segunda fase, de frenagem
eletrônica.Cientistas da universidade Saarland alemã, criaram o primeiro sistema sem fio, isto é, sem cabos e alavancas. Os algoritmos computacionais, que normalmente seriam utilizados em sistemas de controle para aeronaves e/ou fábricas químicas, devem oferecer confiabilidade calculada em 99,999999999997% - isto é, uma falha em um trilhão de frenagens.Os pesquisadores da Saarland instalaram inicialmente o sistema na roda dianteira de uma bicicleta de passeio, na qual o usuário tem apenas de apertar a manopla de borracha do lado direito. Um sensor sob a borracha ativa um sensor de pressão, que por sua vez ativa uma unidade emissora que envia um sinal de rádio a uma receptora na ponta do garfo, que o envia a um atuador, que aciona o freio a disco. Quanto mais firme o aperto, mais forte a frenagem.

Hoje, o sistema para a bicicleta em 250 milissegundos, ou um quarto de segundo. A 36 km/h, a bicicleta teria de cobrir dois metros e meio antes de começar a diminuir sua velocidade. Os cientistas não estão contentes com esses números e pensam em adicionar funções ABS e de controle de tração ao sistema.O professor Holger Hermanns, líder do projeto, está em contato permanente com fabricantes de freios de bicicletas, que por sua vez pensam na comercialização da tecnologia. Mesmo que isso não aconteça, ele crê que as lições aprendidas no projeto podem ser aplicadas a sistemas sem fio maiores e mais complexos, cuja possibilidade de falhas seja mantida a um mínimo absoluto

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