tattoos

Wednesday, September 21, 2011

Volkswagen do Brasil estabelece junto a fornecedores compromisso formal pela sustentabilidade

A Volkswagen do Brasil é a primeira empresa automobilística brasileira a assumir o compromisso público formal de requerer de seus fornecedores condutas voltadas ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. A empresa registrou em cartório os documentos "Condições Especiais de Compra para Fornecimento Sustentável" e "Condições de Sustentabilidade", que estabelecem normas de sustentabilidade que devem ser respeitadas por todas as empresas que integram a sua cadeia de suprimentos e também pelas instituições financeiras e seguradoras com as quais mantém relações.
"Além de verificarmos aspectos econômicos e de qualidade de nossos fornecedores, nós também levamos em conta fatores ligados à sustentabilidade.Quando o cliente compra um Volkswagen, ele pode estar seguro de que adquiriu um veículo produzido de forma ambiental e socialmente responsável", disse o vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz.
As cláusulas dos documentos "Condições Especiais de Compra para Fornecimento Sustentável" e "Condições de Sustentabilidade" estabelecem diversas obrigações aos aderentes, entre as quais a utilização de madeira certificada e a adoção de práticas comerciais justas, éticas e solidárias, baseadas na erradicação do trabalho infantil e escravo e na eliminação de qualquer discriminação de raça, gênero e religião.


Meio ambiente


Os produtos e serviços provenientes dos fornecedores, assim como seus processos produtivos, também devem minimizar os riscos de danos ao meio ambiente e à saúde da população em geral. As empresas fornecedoras da Volkswagen também devem apoiar, participar ou desenvolver projetos, campanhas e programas que contribuam com a educação e a melhoria das condições sociais. O documento ainda requer que os fornecedores adotem princípios anticorrupção, antifraude, antitruste e de combate à propina em sua governança corporativa.
Os fornecedores da Volkswagen não devem fazer parte do Cadastro dos Empregadores mencionados na Portaria 540/2004, do Ministério do Trabalho e Emprego. Seus representantes autorizados também não podem ser e nem se tornar funcionários públicos ou integrantes do governo durante a vigência do pedido de compra.
Para garantir que as Condições Especiais de Sustentabilidade estejam sendo cumpridas, a Volkswagen está autorizada a monitorar os processos de produção dos fornecedores, inclusive mediante visitas às instalações dos subfornecedores e de toda a cadeia produtiva. Os fornecedores, por sua vez, também devem observar os subfornecedores, verificando o cumprimento das regras.
Além das Condições Especiais de Compra para Fornecimento Sustentável, os pedidos de compra também são disciplinados por Condições Gerais e Especiais, sendo todas registradas em cartório.


Estratégia


Desenvolver a sustentabilidade como princípio de gestão é um dos objetivos estratégicos da Volkswagen do Brasil. A empresa desenvolve uma série de iniciativas de proteção ambiental e responsabilidade social. Todas as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil têm certificado de gestão ambiental ISO 14.001 e trabalham continuamente para a redução do consumo de energia e do impacto ambiental. A empresa também é a primeira montadora do País a investir na geração de energia limpa, por meio da construção de duas pequenas centrais hidrelétricas no interior de São Paulo.
A Volkswagen também é pioneira no Brasil em projetos de responsabilidade social. Há 31 anos, a empresa instituiu a Fundação Volkswagen, que tem como principal meta contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade no Brasil. A instituição investe na formação complementar de professores e no incentivo à leitura em mais de 200 municípios. Em paralelo, a Fundação Volkswagen desenvolve projetos sociais, como o Volkswagen na Comunidade, que patrocina projetos sociais em todo o País.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger