tattoos

Sunday, September 11, 2011

Painel do Simea 2011 discute inovação para competitividade


Faltam apenas 12 dias para o XIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva -Simea 2011 – cujo tema da edição é "Competitividade na Indústria Automotiva Brasileira: o futuro é agora", organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). A programação do evento, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, está imperdível.
Um dos destaques do eventos será o Painel IV – Inovação para competitividade/Política industrial do Brasil. O desenvolvimento do potencial tecnológico local, o aumento de Investimentos em P&D no Brasil, vantagens competitivas do País no contexto global, geração de patentes e a inovação como ferramenta para melhoria da eficiência nos processos de desenvolvimento e manufatura serão alguns dos assuntos abordados.
No Painel IV, Daniel R. Cohn, pesquisador senior e diretor executivo da MIT – Massachussetts Institute of Tecnology; Heloísa Menezes, secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Bruno Bragazza, diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), mostram suas considerações sobre um dos temas mais prementes na indústria automotiva brasileira, a competitividade industrial. 
O encerramento do Painel em questão será complementado com um debate, ministrado pelo jornalista do Estado de Minas, Boris Feldmann.  
Com foco voltado a área automotiva, a palestra de Bruno Bragazzo abordará os desafios da indústria nas questões competitividade e inovação. “Déficit tecnológico, real supervalorizado, custo de mão de obra elevado, cadeia produtiva, processos de desindustrialização de micro e pequenas empresas que não conseguem ser competitivas no mercado serão alguns assuntos em pauta em minha apresentação”, diz o diretor.
Para ele, o Simea 2011 é um encontro de extrema importância para a engenharia automotiva.  “A AEA tem um papel fundamental em todo o contexto da indústria, pois é forte o bastante para influenciar políticas publicas, motivar discussões com outras entidades parceiras”, comenta Bragazzo.
O principal evento da indústria conta com a participação engenheiros e profissionais dosetor, representantes do governo, universidades, lideranças empresariais e formadores de opinião ligados à engenharia da mobilidade.
A inscrição do evento anual que tem como objetivo principal buscar e apresentar estratégias, soluções técnicas e inovações para a mobilidade também já pode ser realizada por meio do link www.aea.org.br/sistema/imprensasm.


No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger