tattoos

Monday, September 5, 2011

CITROËN TUBIK: E SE A VIAGEM PASSASSE A SER TÃO IMPORTANTE QUANTO O DESTINO?



Após o lançamento do Portal Multicity, a CITROËN dá prosseguimento à sua reflexão sobre a mobilidade urbana, abrindo novos caminhos. Totalmente alinhada ao conceito ‘Créative Technologie‘, a marca apresenta no Salão Internacional de Frankfurt (IAA) o carro-conceito Tubik, um shuttle tecnológico top de linha a serviço de uma idéia forte: resgatar o prazer da condução e da viagem. Uma viagem compartilhada, inteligente, conectada e verde!
Em um contexto onde não se fala mais em distância - mas em tempo de deslocamento -, onde a informação se desloca de forma mais rápida que o próprio homem, onde um mesmo itinerário pode ser percorrido com ajuda de inúmeros meios de transporte, onde os consumidores privilegiam antes de tudo a facilidade de deslocamento...
Sem dúvida uma nova realidade, mas que desafia a marca a buscar respostas para as problemáticas da mobilidade do amanhã...
O projeto Multicity, já implantado na Europa, materializa certamente esta reflexão sobre a mobilidade, oferecendo um portal de internet com itinerários que levam em conta todos os modos de transporte disponíveis (carro, trem, avião, locação…), facilitando os deslocamentos.



Mas é preciso ir além, é preciso ousar...
Desta forma, o projeto Multicity passa hoje para uma etapa suplementar, propondo um novo elemento de resposta: o concept car Tubik, cuja principal ambição é dar um novo sentido à viagem.
Com a evolução das sociedades modernas, a identidade da família também se transforma: os sociólogos falam agora de “grupos afetivos” para descrever esta evolução e incluir notadamente as famílias recompostas ou os grupos de amigos. Esses “grupos afetivos” não se limitam somente a 4 ou 5 pessoas e expressam uma real necessidade de viajar juntos, sem ter que deixar suas bagagens por falta de espaço.
O desafio vencido pelo conceito Tubik é propor um verdadeiro veículo de 9 lugares, com um estilo e um nível de desempenho que não sacrificam os códigos de requinte e conforto de um sedã moderno.
Inspirando-se nas linhas do famoso CITROËN Tipo H, afetuosamente chamada pelo público « TUB » (nome de seu predecessor), as equipes de designers da CITROËN criaram um estilo diferenciado a partir de elementos já consagrados, utilizando matérias-primas e cores que respondem a um grau elevado de sofisticação e de conforto.
Mas o Citroën Tubik vai além, oferecendo a seus passageiros um interior com o mais puro espírito « Lounge », dedicado 100% ao conforto e ao divertimento, para renovar o prazer da viagem.
Suas múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semi-deitado, frente a frente…) e a tecnologia embarcada a bordo (tela gigante com lâmina semi-circular, sonorização espacial de alta definição…), tornam ele um verdadeiro espaço de relacionamento! Desta forma, a viagem se torna tão importante quanto o destino!
Oferecer ampla habitabilidade e volumes generosos, sem perder o controle do consumo, implica na utilização de uma cadeia de tração inovadora... A tecnologia Hybrid4 consegue resolver esta equação. Associada a um ousado trabalho na aerodinâmica, a tecnologia ‘Full hybrid' permite que o Tubik mantenha um nível de emissão de CO2 comparável ao de um sedã clássico.



Reconciliar o útil com a estética
As linhas do Tubik são inspiradas no CITROËN TUB (Tração Utilitária Baixa) e a sua evolução particularmente engenhosa, cuja polivalência e estilo atrativo fizeram-no um dos “best seller” da época (meio-milhão de unidades foram vendidas em trinta e quatro anos de comercialização). Apresentando a mesma morfologia de seu irmão mais velho, o Tubik adota dimensões generosas para receber até 9 passageiros (largura: 2,08 m; altura 2,05 m; comprimento: 4,80m).
O bloco dianteiro, que se destaca do volume principal, evoca, com seus dois montantes do pára-brisa e suas nervuras, a chapa ondulada do CITROËN Tipo H!
Para acentuar a impressão protetiva do projeto, os designers da CITROËN associaram duas cores contrastantes: o cinza metal do corpo cerca o branco nacarado das duas extremidades, onde se encontram os motores térmico (na frente) e elétrico (atrás) da cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel.
Simples mas estéticas, as superfícies externas deixam apenas adivinhar o amplo pára-brisa panorâmico sem cor e as duas grandes portas que dão acesso ao interior. Enquanto a porta do motorista em formato de “élitro” se abre, a porta lateral libera todo o lado direito do espaço interno por meio de uma translação circular.
E como não pode haver viagem sem bagagem, um compartimento foi dissimulado de forma astuciosa na parte traseira.



Assumindo o comando
Sentando ao volante do Tubik, o motorista entra em um universo ultra-tecnológico, inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é materializado pelo que os designers da CITROËN chamam de « cyclotron », já que agrupa em um único traço circular, o banco, o jogo de pedais, o volante e a lâmina circular do mostrador virtual do pára-brisa. A cor cinza alumínio do invólucro externo do Tubik é retomada no “cyclotron” para acentuar seu aspecto robusto e protetor.
Instalado no seu banco em couro negro com relevos, o “comandante de bordo” é identificado por reconhecimento digital. Ele tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão.

O fim do « quando que a gente vai chegar ? »
Oferecendo um interior no mais puro espírito « Lounge », o espaço destinado aos passageiros reúne matérias marcadas pelos códigos da arquitetura e do design: assentos em feltro, painéis de portas forrados com seda e piso revestido em couro. Essas nuanças de cores e de matérias são exacerbadas pelos ambientes luminosos difusos dentro do espaço interno. Para ver sem ser visto, o amplo vidro panorâmico oferece aos passageiros uma visibilidade inédita, enquanto protege a intimidade dos olhares externos.
De acordo com suas vontades e necessidades, os passageiros podem modular a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos assentos é independente para proporcionar um conforto otimizado. A primeira fileira de assentos permite que duas pessoas se instalem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A fileira do meio pode receber três passageiros, converter-se em mesa baixa, dobrar-se debaixo da última fileira para abrir um espaço livre de quase 2m² ou deitar-se inteiramente. Esta última configuração convida ao relaxamento, os passageiros viram espectadores e aproveitam ao máximo a ampla tela multimídia.

Viajar sem limite
Com seu volume generoso, o Citroën Tubik oferece uma habitabilidade excepcional e, adotando a tecnologia HYbrid4, consegue manter um nível de emissões de CO2 equivalente a de um sedã clássico. Essa cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel aumenta a autonomia do veículo em relação a uma motorização térmica clássica e fornece uma motricidade otimizada graças ao modo 4 rodas motrizes (o eixo dianteiro é acionado pelo motor térmico, o eixo traseiro pelo elétrico).
O concept car Tubik utiliza rodas de 22 polegadas equipadas com pneus « tall & narrow » de baixa resistência ao rolamento, o que otimiza o consumo de combustível. Para um melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade na estrada, o projeto é equipado com a revolucionária suspensão Hydractive, tecnologia exclusiva no mundo automobilístico. Desta forma, independente da carga transportada, a distância em relação ao solo permanece constante. A diminuição da altura automática em altas velocidades favorece a aerodinâmica e contribui significativamente para a redução do consumo e emissões de CO2.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger