Após o lançamento do Portal Multicity, a CITROËN dá prosseguimento à sua reflexão sobre a mobilidade urbana, abrindo novos caminhos. Totalmente alinhada ao conceito ‘Créative Technologie‘, a marca apresenta no Salão Internacional de Frankfurt (IAA) o carro-conceito Tubik, um shuttle tecnológico top de linha a serviço de uma idéia forte: resgatar o prazer da condução e da viagem. Uma viagem compartilhada, inteligente, conectada e verde!
Em um contexto onde não se fala mais em distância - mas em tempo de deslocamento -, onde a informação se desloca de forma mais rápida que o próprio homem, onde um mesmo itinerário pode ser percorrido com ajuda de inúmeros meios de transporte, onde os consumidores privilegiam antes de tudo a facilidade de deslocamento...
Sem dúvida uma nova realidade, mas que desafia a marca a buscar respostas para as problemáticas da mobilidade do amanhã...
O projeto Multicity, já implantado na Europa, materializa certamente esta reflexão sobre a mobilidade, oferecendo um portal de internet com itinerários que levam em conta todos os modos de transporte disponíveis (carro, trem, avião, locação…), facilitando os deslocamentos.
Em um contexto onde não se fala mais em distância - mas em tempo de deslocamento -, onde a informação se desloca de forma mais rápida que o próprio homem, onde um mesmo itinerário pode ser percorrido com ajuda de inúmeros meios de transporte, onde os consumidores privilegiam antes de tudo a facilidade de deslocamento...
Sem dúvida uma nova realidade, mas que desafia a marca a buscar respostas para as problemáticas da mobilidade do amanhã...
O projeto Multicity, já implantado na Europa, materializa certamente esta reflexão sobre a mobilidade, oferecendo um portal de internet com itinerários que levam em conta todos os modos de transporte disponíveis (carro, trem, avião, locação…), facilitando os deslocamentos.
Mas é preciso ir além, é preciso ousar...
Desta forma, o projeto Multicity passa hoje para uma etapa suplementar, propondo um novo elemento de resposta: o concept car Tubik, cuja principal ambição é dar um novo sentido à viagem.
Com a evolução das sociedades modernas, a identidade da família também se transforma: os sociólogos falam agora de “grupos afetivos” para descrever esta evolução e incluir notadamente as famílias recompostas ou os grupos de amigos. Esses “grupos afetivos” não se limitam somente a 4 ou 5 pessoas e expressam uma real necessidade de viajar juntos, sem ter que deixar suas bagagens por falta de espaço.
O desafio vencido pelo conceito Tubik é propor um verdadeiro veículo de 9 lugares, com um estilo e um nível de desempenho que não sacrificam os códigos de requinte e conforto de um sedã moderno.
Inspirando-se nas linhas do famoso CITROËN Tipo H, afetuosamente chamada pelo público « TUB » (nome de seu predecessor), as equipes de designers da CITROËN criaram um estilo diferenciado a partir de elementos já consagrados, utilizando matérias-primas e cores que respondem a um grau elevado de sofisticação e de conforto.
Mas o Citroën Tubik vai além, oferecendo a seus passageiros um interior com o mais puro espírito « Lounge », dedicado 100% ao conforto e ao divertimento, para renovar o prazer da viagem.
Suas múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semi-deitado, frente a frente…) e a tecnologia embarcada a bordo (tela gigante com lâmina semi-circular, sonorização espacial de alta definição…), tornam ele um verdadeiro espaço de relacionamento! Desta forma, a viagem se torna tão importante quanto o destino!
Oferecer ampla habitabilidade e volumes generosos, sem perder o controle do consumo, implica na utilização de uma cadeia de tração inovadora... A tecnologia Hybrid4 consegue resolver esta equação. Associada a um ousado trabalho na aerodinâmica, a tecnologia ‘Full hybrid' permite que o Tubik mantenha um nível de emissão de CO2 comparável ao de um sedã clássico.
Desta forma, o projeto Multicity passa hoje para uma etapa suplementar, propondo um novo elemento de resposta: o concept car Tubik, cuja principal ambição é dar um novo sentido à viagem.
Com a evolução das sociedades modernas, a identidade da família também se transforma: os sociólogos falam agora de “grupos afetivos” para descrever esta evolução e incluir notadamente as famílias recompostas ou os grupos de amigos. Esses “grupos afetivos” não se limitam somente a 4 ou 5 pessoas e expressam uma real necessidade de viajar juntos, sem ter que deixar suas bagagens por falta de espaço.
O desafio vencido pelo conceito Tubik é propor um verdadeiro veículo de 9 lugares, com um estilo e um nível de desempenho que não sacrificam os códigos de requinte e conforto de um sedã moderno.
Inspirando-se nas linhas do famoso CITROËN Tipo H, afetuosamente chamada pelo público « TUB » (nome de seu predecessor), as equipes de designers da CITROËN criaram um estilo diferenciado a partir de elementos já consagrados, utilizando matérias-primas e cores que respondem a um grau elevado de sofisticação e de conforto.
Mas o Citroën Tubik vai além, oferecendo a seus passageiros um interior com o mais puro espírito « Lounge », dedicado 100% ao conforto e ao divertimento, para renovar o prazer da viagem.
Suas múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semi-deitado, frente a frente…) e a tecnologia embarcada a bordo (tela gigante com lâmina semi-circular, sonorização espacial de alta definição…), tornam ele um verdadeiro espaço de relacionamento! Desta forma, a viagem se torna tão importante quanto o destino!
Oferecer ampla habitabilidade e volumes generosos, sem perder o controle do consumo, implica na utilização de uma cadeia de tração inovadora... A tecnologia Hybrid4 consegue resolver esta equação. Associada a um ousado trabalho na aerodinâmica, a tecnologia ‘Full hybrid' permite que o Tubik mantenha um nível de emissão de CO2 comparável ao de um sedã clássico.
Reconciliar o útil com a estética
As linhas do Tubik são inspiradas no CITROËN TUB (Tração Utilitária Baixa) e a sua evolução particularmente engenhosa, cuja polivalência e estilo atrativo fizeram-no um dos “best seller” da época (meio-milhão de unidades foram vendidas em trinta e quatro anos de comercialização). Apresentando a mesma morfologia de seu irmão mais velho, o Tubik adota dimensões generosas para receber até 9 passageiros (largura: 2,08 m; altura 2,05 m; comprimento: 4,80m).
O bloco dianteiro, que se destaca do volume principal, evoca, com seus dois montantes do pára-brisa e suas nervuras, a chapa ondulada do CITROËN Tipo H!
Para acentuar a impressão protetiva do projeto, os designers da CITROËN associaram duas cores contrastantes: o cinza metal do corpo cerca o branco nacarado das duas extremidades, onde se encontram os motores térmico (na frente) e elétrico (atrás) da cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel.
Simples mas estéticas, as superfícies externas deixam apenas adivinhar o amplo pára-brisa panorâmico sem cor e as duas grandes portas que dão acesso ao interior. Enquanto a porta do motorista em formato de “élitro” se abre, a porta lateral libera todo o lado direito do espaço interno por meio de uma translação circular.
E como não pode haver viagem sem bagagem, um compartimento foi dissimulado de forma astuciosa na parte traseira.
As linhas do Tubik são inspiradas no CITROËN TUB (Tração Utilitária Baixa) e a sua evolução particularmente engenhosa, cuja polivalência e estilo atrativo fizeram-no um dos “best seller” da época (meio-milhão de unidades foram vendidas em trinta e quatro anos de comercialização). Apresentando a mesma morfologia de seu irmão mais velho, o Tubik adota dimensões generosas para receber até 9 passageiros (largura: 2,08 m; altura 2,05 m; comprimento: 4,80m).
O bloco dianteiro, que se destaca do volume principal, evoca, com seus dois montantes do pára-brisa e suas nervuras, a chapa ondulada do CITROËN Tipo H!
Para acentuar a impressão protetiva do projeto, os designers da CITROËN associaram duas cores contrastantes: o cinza metal do corpo cerca o branco nacarado das duas extremidades, onde se encontram os motores térmico (na frente) e elétrico (atrás) da cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel.
Simples mas estéticas, as superfícies externas deixam apenas adivinhar o amplo pára-brisa panorâmico sem cor e as duas grandes portas que dão acesso ao interior. Enquanto a porta do motorista em formato de “élitro” se abre, a porta lateral libera todo o lado direito do espaço interno por meio de uma translação circular.
E como não pode haver viagem sem bagagem, um compartimento foi dissimulado de forma astuciosa na parte traseira.
Assumindo o comando
Sentando ao volante do Tubik, o motorista entra em um universo ultra-tecnológico, inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é materializado pelo que os designers da CITROËN chamam de « cyclotron », já que agrupa em um único traço circular, o banco, o jogo de pedais, o volante e a lâmina circular do mostrador virtual do pára-brisa. A cor cinza alumínio do invólucro externo do Tubik é retomada no “cyclotron” para acentuar seu aspecto robusto e protetor.
Instalado no seu banco em couro negro com relevos, o “comandante de bordo” é identificado por reconhecimento digital. Ele tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão.
O fim do « quando que a gente vai chegar ? »
Oferecendo um interior no mais puro espírito « Lounge », o espaço destinado aos passageiros reúne matérias marcadas pelos códigos da arquitetura e do design: assentos em feltro, painéis de portas forrados com seda e piso revestido em couro. Essas nuanças de cores e de matérias são exacerbadas pelos ambientes luminosos difusos dentro do espaço interno. Para ver sem ser visto, o amplo vidro panorâmico oferece aos passageiros uma visibilidade inédita, enquanto protege a intimidade dos olhares externos.
De acordo com suas vontades e necessidades, os passageiros podem modular a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos assentos é independente para proporcionar um conforto otimizado. A primeira fileira de assentos permite que duas pessoas se instalem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A fileira do meio pode receber três passageiros, converter-se em mesa baixa, dobrar-se debaixo da última fileira para abrir um espaço livre de quase 2m² ou deitar-se inteiramente. Esta última configuração convida ao relaxamento, os passageiros viram espectadores e aproveitam ao máximo a ampla tela multimídia.
Viajar sem limite
Com seu volume generoso, o Citroën Tubik oferece uma habitabilidade excepcional e, adotando a tecnologia HYbrid4, consegue manter um nível de emissões de CO2 equivalente a de um sedã clássico. Essa cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel aumenta a autonomia do veículo em relação a uma motorização térmica clássica e fornece uma motricidade otimizada graças ao modo 4 rodas motrizes (o eixo dianteiro é acionado pelo motor térmico, o eixo traseiro pelo elétrico).
O concept car Tubik utiliza rodas de 22 polegadas equipadas com pneus « tall & narrow » de baixa resistência ao rolamento, o que otimiza o consumo de combustível. Para um melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade na estrada, o projeto é equipado com a revolucionária suspensão Hydractive, tecnologia exclusiva no mundo automobilístico. Desta forma, independente da carga transportada, a distância em relação ao solo permanece constante. A diminuição da altura automática em altas velocidades favorece a aerodinâmica e contribui significativamente para a redução do consumo e emissões de CO2.
Sentando ao volante do Tubik, o motorista entra em um universo ultra-tecnológico, inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é materializado pelo que os designers da CITROËN chamam de « cyclotron », já que agrupa em um único traço circular, o banco, o jogo de pedais, o volante e a lâmina circular do mostrador virtual do pára-brisa. A cor cinza alumínio do invólucro externo do Tubik é retomada no “cyclotron” para acentuar seu aspecto robusto e protetor.
Instalado no seu banco em couro negro com relevos, o “comandante de bordo” é identificado por reconhecimento digital. Ele tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão.
O fim do « quando que a gente vai chegar ? »
Oferecendo um interior no mais puro espírito « Lounge », o espaço destinado aos passageiros reúne matérias marcadas pelos códigos da arquitetura e do design: assentos em feltro, painéis de portas forrados com seda e piso revestido em couro. Essas nuanças de cores e de matérias são exacerbadas pelos ambientes luminosos difusos dentro do espaço interno. Para ver sem ser visto, o amplo vidro panorâmico oferece aos passageiros uma visibilidade inédita, enquanto protege a intimidade dos olhares externos.
De acordo com suas vontades e necessidades, os passageiros podem modular a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos assentos é independente para proporcionar um conforto otimizado. A primeira fileira de assentos permite que duas pessoas se instalem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A fileira do meio pode receber três passageiros, converter-se em mesa baixa, dobrar-se debaixo da última fileira para abrir um espaço livre de quase 2m² ou deitar-se inteiramente. Esta última configuração convida ao relaxamento, os passageiros viram espectadores e aproveitam ao máximo a ampla tela multimídia.
Viajar sem limite
Com seu volume generoso, o Citroën Tubik oferece uma habitabilidade excepcional e, adotando a tecnologia HYbrid4, consegue manter um nível de emissões de CO2 equivalente a de um sedã clássico. Essa cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel aumenta a autonomia do veículo em relação a uma motorização térmica clássica e fornece uma motricidade otimizada graças ao modo 4 rodas motrizes (o eixo dianteiro é acionado pelo motor térmico, o eixo traseiro pelo elétrico).
O concept car Tubik utiliza rodas de 22 polegadas equipadas com pneus « tall & narrow » de baixa resistência ao rolamento, o que otimiza o consumo de combustível. Para um melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade na estrada, o projeto é equipado com a revolucionária suspensão Hydractive, tecnologia exclusiva no mundo automobilístico. Desta forma, independente da carga transportada, a distância em relação ao solo permanece constante. A diminuição da altura automática em altas velocidades favorece a aerodinâmica e contribui significativamente para a redução do consumo e emissões de CO2.
No comments:
Post a Comment