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Tuesday, November 1, 2011

Por que o Grupo Volkswagen odeia a tração traseira?



Se a tração dianteira é a tração nas rodas erradas, a Volkswagen – e suas várias afiliadas – deve ser a empresa que mais erra na face da terra. Mesmo a Lamborghini não está a salvo da mentalidade quattro da VW. O colaborador do Jalopnik e aficionado por tração traseira Kevin McCauley já está cansado desta situação, e não há diferencial no mundo que o faça mudar de ideia.



Eu gosto da tração traseira. É pura, simples e uma exposição direta de emoções na sua cabeça com delírios irreais de um heroísmo do homem sobre a máquina. Na lista dos 10 carros para motoristas da Evo oito sete tinham tração traseira. Então porque a Volkswagen, que logo deve chegar à liderança mundial de vendas, a odeia tanto, mesmo depois do Fusca?

Da mesma forma como os loucos por armas acreditam piamente que o governo está à caça de suas pistolas e rifles, eu acredito que haja algo semelhante contra a tração traseira. Temo que ela seja restringida e tirada do mercado com argumentos como “maior segurança”, “economia de combustível” e “racionalidade”.

Acredito que a crescente preferência por tração nas quatro rodas é o primeiro passo nesta direção. Porque raios você vai querer duas rodas tracionando quando se pode ter quatro? Eu sei que a tração integral é ótima, oferece maior aderência e até dizem que nem sempre sofre com subesterço. Mas aos meus olhos, toda tração integral começa como um sistema de tração dianteira. Claro que isso não é verdade. Às vezes.

Talvez eu tenha me esquecido de algo (sinta-se a vontade para comentar qualquer deslize), mas das dezenas de veículos vendidos sob as muitas marcas da VW na Europa e nas Américas, apenas um tem tração traseira. O Bentley Mulsanne é oferecido apenas com tração traseira, o que chega a ser uma surpresa. Eu imaginava que compartilhasse peças com o entediante Continental GT, que é empurrado por todas as quatro rodas.



Este gráfico é baseado nos veículos do Grupo Volkswagen vendidos nos EUA nas linhas 2011 e 2012. A Porsche não está nela porque, apesar de seu acordo incomum com a VW, ainda não considero que ela esteja sob o teto da Volks. A Lamborghini construiu o Gallardo LP550-2 Valentino Balboni em 2009 e ainda fabrica um LP550-2 básico, mas é como se fosse o filho bastardo da marca.

Para responder minha própria pergunta, a VW provavelmente não odeia  plataformas com tração traseira: há apenas um custo-benefício melhor ao construir carros com tração dianteira primeiro e depois oferecer tração nas quatro como opção. É uma estratégia eficiente para construir carros para vários propósitos e faixas de preço, mas é difícil engolir um carro esportivo quando suas origens estão em uma tração dianteira.

Entre os modelos mais exóticos do Grupo VW (Bentley/Audi R8/Lamborghini), eles obviamente são projetados desde o princípio com uma tração integral com tendência à traseira, sendo que a tração adicional serve com uma rede de segurança para os proprietários em seus brinquedos potentes. É tudo muito lógico, e ao mesmo tempo triste. Por que não oferecer opções? Será que a estratégia de plataformas do Grupo Volkswagen é um plano que as outras vão seguir?

Eu realmente espero que não.




Este texto foi publicado originalmente no Distraction Control no dia 30 de outubro de 2011 e foi republicado com permissão.



Fonte: jalopnik

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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