Longe de ser o sedã do Agile, modelo agrada pela dirigibilidade e espaço. Design frontal é controverso, e acabamento interno é simples demais.
O antigo codinome do Cobalt não deixa dúvidas: GSV, de Global Small Vehicle, ou veículo global compacto, em inglês. Além do Brasil, o modelo será vendido em 40 países. Segundo executivos da marca, há 5 anos a empresa vem desenvolvendo seu conceito; ou seja, foram necessários 5 anos para descobrir que nessa categoria os clientes buscam mais espaço por menos dinheiro.
O design do Cobalt também levou tempo para ser afinado, embora não pareça bem resolvido – os rascunhos apresentados pela equipe design eram bem mais interessantes do que o modelo final. Especialmente na frente, que lembra a do Agile, alvo de críticas. Mas as semelhanças com o hatch, felizmente, param por aí.
Em hipótese alguma o Cobalt pode ser apelidado como sedã do Agile. Isso porque o lançamento usa uma plataforma distinta, que reúne elementos tanto do Astra quanto do Corsa europeu, o que lhe garante amplo espaço interno. Tão amplo que supera Astra e Cruze, este último um sedã médio, e não compacto, como o Cobalt. Motorista e passageiros ficam confortáveis, e quem vai atrás não reclama de aperto para ombros, cabeça ou pernas. E o porta-malas, de 563 litros, é de longe o maior entre concorrentes, inclusive o Renault Logan, com seus 510 litros.
Porta-malas do Cobalt leva 563 litros (Foto: Divulgação)
A posição de guiar é boa, deixando o condutor em condição elevada. Leva um tempo para achá-la, porque o ajuste de altura do banco é feito por uma nada amigável roldana. Volante e painel, emprestados do Aveo, um dos lançamentos que marca fará aqui em 2012, são as principais atrações do interior, além do espaço. O volante tem boa pegada e convida para uma condução mais ousada, e o painel de instrumentos, além de original, tem clara visualização. E o melhor: nada de volante torto, como o do Agile. Criativo e de clara visualização, painel do Cobalt é emprestado do Aveo (Foto: Divulgação)
O motor 1.4 flex, de até 102 cavalos, é competente em deslocar os 1.072 kg do sedã, e o câmbio tem engates macios e precisos. Numa estrada fechada, dentro do complexo de testes da General Motors (portanto sem encarar situações reais de tráfego), com curvas sinuosas de baixa e alta velocidade, o Cobalt se mostrou estável. Na comparação com os rivais, o lançamento é menos divertido do que Volkswagen Voyage e Ford Fiesta Rocam, mas supera facilmente Fiat Siena e Logan. Espaço é amplo, mas acabamento é simples (Foto: Divulgação)
No geral, a impressão que fica é de que Agile e Cobalt nasceram juntos, mas tiveram seus caminhos separados quando a Chevrolet se viu obrigada a lançar algo novo, o que não acontecia há tempos. Daí a correria em juntar uma série de plataformas já usadas (Corsa e Celta) e finalizar às pressas seu design -caso do Agile. O Cobalt não é referência em beleza, mas parece ter sido projetado com mais cuidado.Mais lançamentos em 2012
Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil, confirmou que a marca lançará 7 modelos em 2012. Um deles, previsto para o 2º trimestre, é o Cobalt 1.8 Ecotec, equipado com transmissão automática de seis velocidades, conjunto que já equipa o Cruze.
Sedã é melhor visto de trás (Foto: Divulgação)
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/
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