A Ford prepara um grande lançamento no Salão de Los Angeles, que começa no dia 18 de novembro naquela cidade americana. Ela vai introduzir o Novo Escape 2013, um lançamento que promete trazer muitas novidades no segmento de utilitários esportivos compactos. Uma das inovações, anunciadas pela Ford, é um inédito comando de abertura do porta-malas por sensor de movimento. O novo sistema permite que qualquer pessoa apenas portando a chave do carro passe o pé por baixo do para-choque traseiro para abrir a porta do porta-malas. Basta repetir o gesto para fechar o compartimento. O chamado "hands-free lift gate" é uma solução perfeita quando o motorista chega ao carro com as duas mãos ocupadas, carregando compras ou pacotes, e não consegue pegar o controle remoto no bolso ou na bolsa.
Somente quem tem a chave é capaz de fazer o sistema funcionar e também é preciso um movimento específico da perna para acioná-lo. Isso evita, por exemplo, que um cachorro passando por baixo do para-choque abra a tampa enquanto o motorista está ao lado, com a chave. Uma trava de segurança impede a abertura quando o carro está em movimento.
Novidade nos carros, o controle por sensor de movimento é um recurso popular nos videogames. O Wii foi o pioneiro. Não é preciso usar uma bola, raquete ou taco, basta fazer os movimentos segurando o controle, ou simular o giro do volante para pilotar o carro. Mais do que uma conveniência, a Ford espera que o equipamento seja um diferencial do Escape dentro de um segmento cada vez mais concorrido. Também existem pesquisas para outras aplicações dessa tecnologia. Ela poderia ser usada, por exemplo, para o motorista ligar o aquecedor com um aceno de mão, sem ter de acionar um botão.O equipamento será oferecido como parte de um pacote de tecnologia e investe na tendência de veículos compactos e bem equipados, como o New Fiesta, que vem crescendo no mercado norte-americano. A Ford é a primeira a oferecer esse equipamento em um veículo de preço médio e pretende incluí-lo em outros modelos da sua linha, como o C-Max Hybrid.
No comments:
Post a Comment