Desenvolvido e construído pela berlinense SolarWaterWorld AG em íntima colaboração com a hamburguesa SkySails GmbH em contrato milionário, um novo iate elétrico com propulsão por energia solar e tração por pipa está sendo visto como um sonho finalmente realizado.A junção das duas tecnologias resulta numa autêntica revolução – e não apenas ecológica. Ela não apenas elimina a produção de CO2, mas também mantém as melhores características dos dois tipos conhecidos de iates e elimina as piores de cada um deles: os iates a vela são silenciosos, não geram emissões e não vibram, mas cruzam a maior parte do tempo fortemente inclinados (haja estômago forte!); já os a motor são velozes e espaçosos, mas sofrem com a vibração e as emissões de seu trem de força.
O iate solar com tração por pipa desliza silencioso e ataca as ondas como uma embarcação motorizada convencional. Sua pipa gera até 25 vezes mais força de tração por metro quadrado de área de vela que a propulsão tradicional vento-vela, o que significa muito mais velocidade – e a possibilidade de uso de desenhos avançados, sem ter de levar em conta mastros e outros órgãos estruturais. A independência em viagens longas é uma enorme vantagem. Como diz o Dr. Christian Steinhausen, CEO da SolarWaterWorld, “Vento ou sol, um deles é sempre disponível. Pode-se assim circular o globo sem reabastecer. O iate solar-elétrico-tracionado por pipa vai revolucionar o mundo dessas embarcações. Calmarias e pouco combustível não serão mais problemas. Podemos atingir altas velocidades sem adernar, e numa maneira 100% neutra em CO2.”
Stephan Wrage, CEO da SkySails, diz que “Vimos notando um interesse mundial por nossa tração por pipa há anos, vindo do setor de iates. A SolarWaterWorld é uma sócia competente internacionalmente reconhecida no campo de iates elétricos solares, e estamos deliciados de entrar neste campo de produtos juntos com eles.”Os sistemas de tração por pipa estão em uso comercial desde 2008, mas terão de ser redimensionados para adequar-se a iates de até 25 metros de comprimento. O desenvolvimento de um iate de cruzeiro especificamente desenhado para exigências extremas será feito pela SolarWaterWorld, especialista em sistemas de trens de força alternativos e desenhos de quilhas bionicamente otimizados.
O tempo do projeto é de dois anos, com o primeiro protótipo sendo apresentado no fim de 2012 e a produção seriada iniciada em 2013. Para os interessados, as reservas já podem ser feitas pelo endereço ts@solarwaterworld.de, aos cuidados de Tim-Derek Schultze, principal gerente de marketing.
O iate solar com tração por pipa desliza silencioso e ataca as ondas como uma embarcação motorizada convencional. Sua pipa gera até 25 vezes mais força de tração por metro quadrado de área de vela que a propulsão tradicional vento-vela, o que significa muito mais velocidade – e a possibilidade de uso de desenhos avançados, sem ter de levar em conta mastros e outros órgãos estruturais. A independência em viagens longas é uma enorme vantagem. Como diz o Dr. Christian Steinhausen, CEO da SolarWaterWorld, “Vento ou sol, um deles é sempre disponível. Pode-se assim circular o globo sem reabastecer. O iate solar-elétrico-tracionado por pipa vai revolucionar o mundo dessas embarcações. Calmarias e pouco combustível não serão mais problemas. Podemos atingir altas velocidades sem adernar, e numa maneira 100% neutra em CO2.”
Stephan Wrage, CEO da SkySails, diz que “Vimos notando um interesse mundial por nossa tração por pipa há anos, vindo do setor de iates. A SolarWaterWorld é uma sócia competente internacionalmente reconhecida no campo de iates elétricos solares, e estamos deliciados de entrar neste campo de produtos juntos com eles.”Os sistemas de tração por pipa estão em uso comercial desde 2008, mas terão de ser redimensionados para adequar-se a iates de até 25 metros de comprimento. O desenvolvimento de um iate de cruzeiro especificamente desenhado para exigências extremas será feito pela SolarWaterWorld, especialista em sistemas de trens de força alternativos e desenhos de quilhas bionicamente otimizados.
O tempo do projeto é de dois anos, com o primeiro protótipo sendo apresentado no fim de 2012 e a produção seriada iniciada em 2013. Para os interessados, as reservas já podem ser feitas pelo endereço ts@solarwaterworld.de, aos cuidados de Tim-Derek Schultze, principal gerente de marketing.
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