Queda nas vendas de importados em outubro não impede que o balanço de janeiro a outubro seja melhor que o de 2010
A venda de veículos importados em outubro foi 10,18% menor do que em setembro, de acordo com reportagem da Folha. A queda foi menor do que a apurada nas vendas de carros no total, que foi de 10,27%, segundo estatísticas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. Mesmo com a queda, o acumulado de janeiro a outubro de 2011 foi 6,8% maior do que o do mesmo período do ano passado.
A Fenabrave considera a estabilidade do mercado e mantém suas projeções de crescimento para 2011. Para a entidade, a retração no mercado foi causada pelo anúncio do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A novidade teria causado confusão nos consumidores.
Por determinação do governo federal, a partir do dia 16 de setembro de 2011, veículos que tenham menos de 65% de conteúdo nacional terão suas alíquotas tributárias elevadas em 30%. A medida é uma tentativa de fortalecer a indústria nacional na concorrência com os importados. Apesar de ter começado a valer no dia 16 de setembro, graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o aumento só vigora a partir da segunda quinzena de dezembro. A determinação é retroativa, por isso, quem comprou carro com o IPI mais alto deve receber a diferença de volta.
Um dos destaques do mês foi o Hyundai Veloster, que vendeu apenas 108 unidades a menos que o i30, num total de 1.927 carros emplacados. O primeiro lugar no ranking das montadoras com a Fiat, que obteve 21,6% de participação no mercado; seguida da Volkswagen com 20,2% que ficou logo a frente dos 18,88% da General Motors.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
No comments:
Post a Comment