Confira curiosidades do prêmio que entregará o troféu 2012 na próxima terça-feira (8)
Camila Franco
E aí, já está curioso para saber quais serão os campões do Carro do Ano 2012? A redação de Autoesporte está contando os dias para conhecê-los. Enquanto isso, treze jornalistas avaliam os cinco finalistas de cada categoria para chegar aos grandes vencedores. Mas para amenizar a “ansiedade”, que tal conferir algumas curiosidades do tradicional prêmio?
Por que Carro do Ano?
O prêmio foi criado para reconhecer o melhor lançamento do ano, que ganha o direito de ostentar o título no ano seguinte. Mas, com o tempo, ganhou importância e representatividade, acompanhou as tendências do mercado cada vez mais recheado de novidades e criou novas categorias.
Atualmente, ele premia: Carro do Ano, Carro Premium do Ano, Picape do Ano, Utilitário do Ano, Utilitário Premium do Ano, Motor até 2.0, Motor acima de 2.0, Carro Verde do Ano, Publicidade do Ano e Site do Ano. Além disso, elege o Executivo do Ano e conta com o Hall da Fama Autoesporte, uma homenagem a pessoas que marcaram a história do setor.
Os prêmios podem ser suspensos em algumas edições por conta da falta de lançamentos de modelos realmente novos durante o ano, que é o caso do troféu de Picape do Ano, que estará de fora da premiação 2012.
O primeiro e o mais recente vencedores
Em todas as edições, apesar de diferentes segmentos, os veículos escolhidos mostraram que, além de serem os melhores, atendem às necessidades dos consumidores.
O primeiro a levar o título foi a picape Willys, perfeita para o cenário predominantemente rural em que o país vivia, em 1966, enquanto o Novo Uno foi o eleito de 2011, que atende importantes exigências do mercado atual, modernidade e estilo. Prova de que dos anos 60 para cá muita coisa mudou, mas o prêmio não deixou de se atualizar e ganhar importância.
Capa da Autoesporte de 1968 com o tricampeão do Carro do Ano Ford Corcel
O Ford Corcel, o Chevrolet Monza e o Fiat Uno foram os únicos modelos até hoje a se consagrarem tri-campeões do Carro do Ano. O primeiro “abocanhou” o prêmio nos anos de 1969, 1973 e 1979. O segundo, em 1983, 1987 e 1988. E o terceiro, em 1985, 1992 e 2011.
O Volkswagen Gol, recordista de vendas no Brasil, levou o título duas vezes (1990 e 2009), assim como o Passat, também da VW, (1975 e 1980), os Chevrolet Chevette (1974 e 1981), Vectra (1994 e 1997), Corsa (1995 e 1996) e o Fiat Palio (2001 e 2004).
Em anos consecutivos, aliás, apenas dois carros levaram o título, os Chevrolet Monza (1987 e 1988) e Corsa (1995 e 1996).
Concorrência entre segmentos
Curiosamente, a Willys, em 1966, foi a única picape a levar o título de Carro do Ano, enquanto a Chevrolet Caravan, em 1976, a única perua. O número de cupês vitoriosos já é um pouco maior: quatro nessas mais de quatro décadas. O Ford Corcel levou o título em 1969, 1973 e 1979 e o Chevrolet Opala, em 1972. Quanto aos sedãs, 14 foram eleitos. O segmento que mais ganhou o Carro do Ano, porém, é dos hatchbacks: 24 modelos, sendo que o VW 1600 TL foi o primeiro deles, em 1971, e o Fiat Uno o último, em 2011.
Disputas acirradas
Nenhum prêmio tem graça se os resultados forem previsíveis. Com a variedade de lançamentos no mercado, é impossível apontar os ganhadores do Carro do Ano, o que agita mais ainda a premiação.
Para se ter idéia, a competitividade é tanta que na categoria Utilitário Esportivo de 2006, o Land Rover Discovery 3 ganhou com 83,88% dos 100 pontos possíveis. O segundo colocado, o Volkswagen Touareg fechou com 82,07%. No Carro do Ano de 2007, o utilitário esportivo Audi Q7, com 87,16%, bateu o Mercedes Classe M, com 86,32%. No ano seguinte, 2008, apesar da mudança no sistema de pontuação, a disputa foi tão acirrada entre os carros premium Audi TT e Mercedes-Benz Classe C que eles empataram com 94 pontos. O Audi levou a melhor porque teve mais notas 10. Em 2009, o VW Gol ganhou o título do Carro do Ano com um ponto a mais que o Fiat Linea. Assim como, em 2011, o Land Rover Discovery 4 levou o Utilitário Premium do Ano por um ponto de diferença do Jeep Grand Cherokee.
Vaivém de marcas
A GM, recordista do Carro do Ano com 14 títulos, levou cinco consecutivos (1993 a 1997), mas depois ficou 12 anos sem nenhuma conquista (1998 a 2009). A Fiat, que começou suas operações em 1976, dez anos após a criação do prêmio, não demorou a faturá-lo. Seu primeiro Carro do Ano foi em 1978 com o Fiat 147. Depois disso, ganhou mais dez. A Ford, dona de sete títulos, não ganha há seis anos e nunca levou o prêmio duas vezes seguidas, enquanto a Volkswagen, também com sete troféus, teve como últimos títulos o de 1990 e o de 2009, ambos com o seu hatch Gol.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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