|
|
---|
Tuesday, November 1, 2011
Achados meio perdidos: Jaguar E-Type V12 1973
Apesar de nunca ter sido vendido oficialmente no Brasil, de tempos em tempos o Jaguar E-Type dá as caras nos classificados de antigos e clássicos. O Jag da vez é um modelo 1973 de São Paulo, e está com tudo em cima – até o infame sistema elétrico.
O E-Type foi lançado no Salão de Genebra de 1961 e conquistou até mesmo Enzo Ferrari, que profeticamente declarou que aquele era “o carro mais belo já construído”. Em seus 15 anos de produção, teve três séries/atualizações, e acabou tornando-se o símbolo de sua geração, certamente o carro mais admirado da indústria inglesa.
A primeira série trazia linhas fluidas e duas opções do excelente seis-em-linha Jaguar – 3,8 e 4,2 litros, e caracteriza-se pelos faróis cobertos por lentes e pela tomada de ar frontal sem adornos. A segunda série manteve os motores seis-em-linha, mas perdeu a cobertura dos faróis e recebeu uma nova grade destacada contornando a tomada de ar dianteira.
O modelo anunciado no Mercado Livre é um 2+2 da terceira e última série do modelo que, além do motor V12, recebeu para-choques maiores para atender à legislação de segurança norte-americana. De acordo com o anúncio o carro é todo original, com direito a chave reserva e manual do proprietário, e rodou apenas 67 mil quilômetros em seus 38 anos.
Segundo consta, foram construídos apenas 7.297 E-Type 2+2 de terceira série, número que bastaria para provar sua raridade. Mas se você considerar que os carros ingleses da década de 1970 eram construídos entre uma greve e outra usando peças compartilhadas com dezenas de modelos – incluindo aí os infames componentes elétricos da Lucas – fica fácil entender que manter um Jaguar E-Type nesse estado não é uma tarefa fácil, o que talvez justifique os 159.000 reais pedidos pelo carro.
Achou caro? Poderíamos fazer uma lista de motivos que fazem do E-Type um dos carros mais especiais da história. Poderíamos também dizer que um Posche Cayenne custa mais que o dobro, sem um centésimo do seu charme. Creio que até mesmo Enzo Ferrari concordaria com isso.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment