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Thursday, November 3, 2011

Super microscópio da engenharia da Ford trabalha em função da qualidade



Esfera de aço vista pelo super microscópio da Ford


Sabe aquela expressão estranha que diz “procurar pelo em ovo”? No dito popular, ela diz respeito aquelas pessoas que ficam buscando defeitos nas coisas ou problemas onde não existe. Recorremos a esta frase para fazer uma analogia a um dos mecanismos que a Ford emprega em sua busca incessante pela qualidade: um super microscópio, que vai onde o olho humano não alcança, podendo aumentar em até 200.000 vezes o objeto de observação.



O Microscópio de Escaneamento Eletrônico (SEM, na sigla em inglês) está sendo empregado pelas áreas de desenvolvimento e análise de peças da Ford no sentido de aprofundar as investigações sobre todos os critérios que o desenvolvimento de uma peça exige, seguindo os padrões rigorosos da companhia.  A ideia é reduzir ao máximo as possibilidades de qualquer tipo de diferença ou anomalia em todo o material ou peça que compõem os veículos da marca Ford.

Vista a partir do SEM qualquer coisa toma dimensões impressionantes, conforme descreve Roger Davis, engenheiro da área de materiais e testes na Ford Europa: “Uma gota de óleo pode parecer um planeta alienígena, enquanto detalhes minúsculos de uma peça de metal remetem a uma obra de arte abstrata”.



Super microscópio da Ford : cavidade em peça fundida de alumínio

Mas como é possível aumentar em até 200 mil vezes o tamanho de um objeto? Não é tão simples, mas vale a explicação. O microscópio amplia as imagens usando elétrons, em vez de ondas de luz, para produzir imagens tridimensionais, que são obtidas pela colocação de amostras na câmara de vácuo do microscópio. A amostra então é submetida a um feixe de elétrons que percorre sua superfície. Este feixe eletrônico rebate na face do material e os elétrons refletidos são direcionados para uma espécie de tela de TV e (tchan!) aí mesmo são criadas as imagens da peça ampliada.

O que se vê nesta tela parece bem incomum para os leigos, mas os engenheiros e especialistas já estão mais do que acostumados a lidar com tais imagens e, sobretudo, estão preparados para trabalhar nas soluções cabíveis para qualquer anomalia, por mais ínfima que pareça.


Fonte: ford.jalopnik

Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

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