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Thursday, August 25, 2011

Agrale apresenta seus primeiros modelos de chassis micro e midibus que atendem à nova norma Proconve P7

A Agrale, um dos principais fabricantes brasileiros de veículos comerciais, tratores e motores, apresenta os novos chassis para Micro e Midibus desenvolvidos de acordo com a nova fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares - PROCONVE P7, que entrará em vigor em janeiro de 2012. Os modelos MA 8.7 e MA 15.0 são equipados, respectivamente, com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM International MAXXFORCE 4.8 e utilizam o sistema SCR (Selective Catalitic Reduction) com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, a escolha por essa tecnologia ocorreu devido aos benefícios que proporciona na diminuição de emissões de (NOx) óxidos de nitrogênio e do consumo de combustível, além de permitir que o frotista controle e gerencie melhor o funcionamento do veículo e a sua manutenção.
“Estamos trabalhando no desenvolvimento da nossa família completa de veículos, que envolve caminhões, chassis e utilitários, há mais de dois anos. Entre outras vantagens, o sistema SCR possibilita ao fabricante configurar e programar a combustão do motor para obter a máxima eficiência, com redução do material particulado e da fumaça”, explica Pedro Soares.
“Trabalhamos bastante também na definição do melhor posicionamento dos novos componentes do sistema, na configuração do chassi e na distribuição de peso, visando o melhor aproveitamento da carroceria para a sua aplicação”, salienta Pedro Soares. Com tecnologia própria para o transporte de pessoas, as já reconhecidas características de versatilidade, segurança, conforto e eficiência da linha de chassis Agrale foram mantidas nos modelos para 2012, assim como os atributos de economia operacional e diversidade de opções de distâncias de entre-eixos, permitindo o atendimento das demandas do mercado.


Sistema SCR


O sistema SCR, que em português significa Redução Catalítica Seletiva, é uma tecnologia que reduz drasticamente as emissões de NOx e, ao mesmo tempo, ajuda a proporcionar economia de combustível e confiabilidade, sem muitas mudanças na parte mecânica do motor. A nova legislação exige a redução de 80% das emissões de material particulado (MP) e de 60% de óxidos de nitrogênio quando comparada com a fase anterior (CONAMA P4).
O SCR faz a redução dos óxidos de nitrogênio por meio da injeção de uma substância química denominada ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo), que tem como base a água e a ureia, dentro do escapamento do veículo.


Sem redução da capacidade de transporte de passageiros


Para incluir os componentes necessários para o funcionamento do sistema SCR, a Agrale fez diversos estudos para manter a capacidade de transporte de passageiros.
“Com isso, colocaremos à disposição de nossos clientes e das fabricantes de carrocerias diferentes modelos de chassis para que não haja diminuição no número de poltronas nos veículos, diferencial muito importante no mercado”, afirma Pedro Soares.


Novas tecnologias


Destinados à utilização nos mais diversos tipos de aplicações, os chassis Agrale MA 8.7 e MA 15.0 são equipados com o sistema de diagnóstico OBD (On Board Diagnostic) e ganharam novo cluster (painel), com display digital, que se comunica com todos os módulos eletrônicos do veículo, melhorando o controle do motorista.
A grande inovação dos chassis MA 8.7 e MA 15.0 está na ampliação da eletrônica embarcada aplicada nos produtos. O sistema OBD é um módulo de gerenciamento do nível de emissão de poluentes que garante o atendimento da legislação e protege o meio ambiente. Ele também permite o diagnóstico de falhas, por meio de indicação eletrônica no painel. Assim, facilita a manutenção e proporciona rapidez no atendimento de assistência técnica.
O painel dos novos chassis Agrale possui computador de bordo completo que fornece importantes informações para o motorista, como consumo instantâneo, médio e por 100 km, além de autonomia e nível de combustível no tanque, entre outros itens. “Tudo isso se traduz em benefício para uma condução mais eficiente e redução nos níveis de consumo”, completa Soares.
Outros benefícios que foram incorporados aos novos chassis Agrale são o piloto automático, em ambas as motorizações MWM e Cummins, que permite a programação inteligente e econômica em viagens, e a opção pelo sistema de rastreamento original de fábrica, que possibilita um melhor monitoramento da frota.


Importância da correta manutenção no P7


Com a entrada em vigor, a partir de janeiro de 2012, da nova norma P7, a correta manutenção dos veículos e a atenção aos prazos e limites contidos no manual do fabricante passam a ser fundamentais para prolongar a vida útil dos veículos e garantir o seu perfeito funcionamento. O cuidado com a qualidade do combustível (diesel com o teor de enxofre S50 ou S10) e com os níveis do reservatório de ARLA 32 pode proporcionar menores índices de emissões, redução no custo operacional e maior durabilidade.


Ampla linha de chassis


Maior fabricante brasileira de chassis leves e líder no segmento há 13 anos, a Agrale S.A. possui uma gama diversificada de veículos de 6 a 15 toneladas de PBT, com diversos modelos. De conceito inédito, a família oferece as opções de motor traseiro, piso baixo, suspensão pneumática e transmissão automática.
Os chassis Agrale atendem à demanda existente no mercado por veículos mais econômicos e compactos, sobretudo nos segmentos urbano e de fretamento, e são menos dispendiosos que os tradicionais ônibus urbanos.


Chassi Agrale MA 8.7


Indicado para operações urbanas em linhas centrais e interurbanas ou intermunicipais de curta distância, o chassi MA 8.7 tem como principais diferenciais o menor custo operacional e de aquisição, melhor acessibilidade aos passageiros e a multifuncionalidade de opções de configuração. Com tamanho diferenciado e PBT de 8.700 kg, o modelo permite maior agilidade no trânsito que os ônibus convencionais.


Chassi Agrale MA 15.0


Desenvolvido para o segmento de Midibus, o chassi Agrale MA 15.0 tem características únicas que permitem transportar maior número de passageiros, com mais conforto e segurança do que o micro-ônibus e também garante maior agilidade no trânsito urbano que os ônibus convencionais. Indicado para aplicações urbanas ou intermunicipais de curtas e médias distâncias, o chassi MA 15.0 é equipado com motor MWM de 4.8 l, com potência de 190 cv a 2.200 rpm e torque de 720 Nm. O modelo tem PBT 15.000 kg, distância entre-eixos de 4.300 mm a 5.250 mm e caixa de transmissão EATON de seis velocidades. (Arko Imagens)

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