Com apenas três anos de existência, a quinta geração do Camaro já cativou uma legião de admiradores para a marca da gravata dourada
Há exatos 100 anos, a Chevrolet era fundada por Louis Chevrolet, piloto suíço radicado nos Estados Unidos, e por William Crapo Durant, ex-presidente da Buick e principal articulador da fundação da General Motors em 1908.
O dia 3 de novembro de 1911 marcou também o nascimento de um ícone da cultura norte-americana, responsável por uma sequência de carros que ajudou a definir os Estados Unidos ao longo de um século. Para celebrar o centenário de sua principal marca, a General Motors propôs uma votação para escolher o grande destaque da Chevrolet de todos os tempos. E 25.058 votos – 20% do total – coroaram o clássico Camaro de 1969 como o mais importante modelo já lançado pela marca da gravata dourada. Há exatos 100 anos, a Chevrolet era fundada por Louis Chevrolet, piloto suíço radicado nos Estados Unidos, e por William Crapo Durant, ex-presidente da Buick e principal articulador da fundação da General Motors em 1908.
A eleição proposta por MotorDream para comemorar o centenário da marca teve outro resultado, mas também relacionado à “entidade” Camaro: o modelo atual, de 2010, foi escolhido o Chevrolet do século, com 27,59% dos votos, superando o clássico Corvette Sting Ray Split-Window Coupé 1963 – 17,24% – e o próprio Camaro de 1969, que foi lembrado por 16,09% dos leitores. O Camaro lançado em março de 2009, já como modelo 2010, é praticamente uma cópia exata do conceito que surpreendeu o público no Salão de Detroit de 2006: uma releitura moderna que remetia às linhas cultuadas do Camaro original, produzido entre 1966 e 1969.
O Camaro do século 21 protagonizou a série de filmes “Transformers”, tornando-se um ícone dos novos tempos e trazendo à tona toda a mítica por traz da grife Camaro. Consciente de que se trata de seu modelo mais carismático da atualidade, a Chevrolet revelou recentemente uma versão conversível e também o poderoso ZL1, que traz um V8 de 6.2 litros com 580 cv de potência. Além de ser um carro cheio de simbolismos, o Camaro também é bom de vendas. A versão cupê vendeu 61 mil unidades entre março e dezembro de 2009 e 81 mil unidades ao longo de todo o ano passado.
O design do atual Camaro é um espetáculo a parte. A Chevrolet se inspirou na mais famosa e mais bem sucedida geração do Camaro, que trouxe a dianteira bicuda, com o tradicional capô de dimensões exageradas. Os faróis redondos achatados entre a tampa do compartimento do motor e a parte superior do pára-choque e a lateral agressiva também são cortesia do Camaro pioneiro. Até o interior remete ao esportivo do final da década de 60. O painel de instrumentos conta com mostradores circulares dentro de formas retangulares e próximo a manopla de câmbio existem quatro relógios que marcam a pressão do óleo e carga da bateria. O já cultuado modelo de 2010 é um objeto de desejo nostálgico que também vislumbra o que de mais moderno a Chevrolet pode oferecer com a experiência de um século sobre quatro rodas.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
No comments:
Post a Comment