Difículdades. Com a prova de Spa também fazendo parte do FIA Formula 3 International Trophy, os concorrentes do British F3 receberam os líderes da F3 Euroseries para uma disputa extra. Mesmo assim, Nasr superou uma difícil sessão de classificação afetada pelo tempo e um problema no motor na prova número um, para aumentar a sua liderança no Campeonato de 104 para 114 pontos com apenas nove corridas faltando.
Mantendo a calma. Apesar de ter sido o evento menos simples do ano para o jovem brasiliense, ele manteve uma excepcional compostura e mostrou todo o seu talento em três sensacionais performances. Com a última coroando a atuação saindo de 18º lugar e chegando em 7º (2º no British F3).
"Tudo se resumiu à corrida final", disse Felipe. "Acertamos o carro com pouca pressão aerodinâmica e relações de câmbio mais longas e tudo funcionou. Foi uma corrida sensacional, com muitas ultrapassagens e eu tomei as decisões certas nos momentos certos. Na primeira volta já pulei de 18º para passar entre os 10 primeiros e continuei passando um por um. Terminar em 2º lugar no Campeonato Britânico é um resultado fantástico depois dos problemas.’
Classificação traiçoeira. Felipe estava no seu lugar costumeiro, lutando pelas primeiras posições durante as duas sessões de treinos livres na 5ª feira, dia 28 de julho, tanto com pista seca quanto com pista úmida. Foi um começo promissor e deveria lutar pela pole position na prova de classificação da 6ª feira, dia 29 de julho. No início, usou pneus slick na pista úmida e a decisão de trocar para pneus de chuva (feita por todos os carros da Equipe Carlin), e se manter com eles, mostrou ser infrutífera já que o circuito começou a secar mais e mais quando os carros voltaram à pista, depois que uma bandeira vermelha interrompeu a sessão. Os que apostaram continuar nos slicks tiveram sorte e se beneficiaram de forma significativa.
Um pouco característico 20º lugar. Felipe foi apenas o 13º piloto entre os que disputam o British de F3 e teve a consolação de ver que sua segunda volta mais rápida valeu para um 10º lugar mais rápido na geral e 7º entre os do torneio inglês.
Como foi a 19ª rodada. O começo foi bom para Felipe que pulou para 8º na geral com o seu Dallara-Vokswagen e, depois de ter passado Hywell Lloyd na segunda volta, se aproximou de Lucas Foresti enquanto mantinha um olho em seus retrovisores para controlar a pressão de seu companheiro de equipe Kevin Magnussen, que vinha logo atrás. Mas, Felipe não conseguia produzir os tempos de volta esperados e se viu o porquê após a prova. O seu motor passou a funcionar apenas em três cilindros. Mesmo assim, batalhou para terminar em 9º na geral e 6º entre os "britânicos".
Motor novo, vida nova. Com um novo motor Volkswagen colocado em seu Dallara em tempo para a 20ª rodada, o líder do campeonato voltou determinado a conquistar um melhor resultado. E foi o que fez, terminando em 8º na geral e 3º entre os do Britishde F3, para subir pela 13ª vez ao pódio.
"Deu tudo errado na classificação", disse Felipe, "Nós primeiro tomamos a decisão errada de ficar com pneus de chuva e depois tivemos o problema com o motor na primeira corrida quando o primeiro cilindro falhou e eu tive que fazer de tudo para segurar a posição e marcar os pontos de 6º lugar. Na segunda corrida tínhamos um motor novo no carro, mas eu não tinha 100% da potência, portanto o resultado foi muito bom considerando tudo."
No sábado. Sem problemas para atrasá-lo, Felipe foi capaz de produzir o seu melhor desempenho do final de semana. Também provou ser este um dos momentos decisivos na batalha pelo campeonato, quando ele passou de forma esplêndida os rivais pelo título Carlos Huertas e Lucas Foresti. Largando em 20º lugar nessa 21ª rodada, Felipe foi perfeito e já no final da primeira volta estava em 13º na geral e 7º na British de F3. Seguindo logo atrás de Magnussen (que largou quatro posições s à sua frente), Felipe aumentou a pressão e na quarta volta passou tanto o dinamarquês quanto Pipo Derani e pulou para a 5ª posição entre os do British de F3. A próxima pressão foi em Huertas e, já que virava 0,2s mais rápido, acabou passando o colombiano na 10ª volta.
A vez do Foresti. Três voltas mais tarde, Felipe passou um dos outros dois brasilienses na prova para pular para 3º entre os "britânicos". Mas, não era suficiente e na penúltima das 16 voltas passou Jack Harvey para ficar com o 2º lugar no pódio do British F3 e a 7ª posição no geral. E não foi apenas isso, Felipe ainda ficou com a volta mais rápida (sempre entre os do British de F3) com um tempo de 2m 14.728s e 2ª melhor volta da prova, mesmo sem estar correndo com a pista livre.
Férias. Felipe tem agora uma folga de cinco semanas de competições até a próxima prova que vai ser em Rockingham, na Grã-Bretanha, no final de semana de 03 e 04 de setembro.
Mantendo a calma. Apesar de ter sido o evento menos simples do ano para o jovem brasiliense, ele manteve uma excepcional compostura e mostrou todo o seu talento em três sensacionais performances. Com a última coroando a atuação saindo de 18º lugar e chegando em 7º (2º no British F3).
"Tudo se resumiu à corrida final", disse Felipe. "Acertamos o carro com pouca pressão aerodinâmica e relações de câmbio mais longas e tudo funcionou. Foi uma corrida sensacional, com muitas ultrapassagens e eu tomei as decisões certas nos momentos certos. Na primeira volta já pulei de 18º para passar entre os 10 primeiros e continuei passando um por um. Terminar em 2º lugar no Campeonato Britânico é um resultado fantástico depois dos problemas.’
Classificação traiçoeira. Felipe estava no seu lugar costumeiro, lutando pelas primeiras posições durante as duas sessões de treinos livres na 5ª feira, dia 28 de julho, tanto com pista seca quanto com pista úmida. Foi um começo promissor e deveria lutar pela pole position na prova de classificação da 6ª feira, dia 29 de julho. No início, usou pneus slick na pista úmida e a decisão de trocar para pneus de chuva (feita por todos os carros da Equipe Carlin), e se manter com eles, mostrou ser infrutífera já que o circuito começou a secar mais e mais quando os carros voltaram à pista, depois que uma bandeira vermelha interrompeu a sessão. Os que apostaram continuar nos slicks tiveram sorte e se beneficiaram de forma significativa.
Um pouco característico 20º lugar. Felipe foi apenas o 13º piloto entre os que disputam o British de F3 e teve a consolação de ver que sua segunda volta mais rápida valeu para um 10º lugar mais rápido na geral e 7º entre os do torneio inglês.
Como foi a 19ª rodada. O começo foi bom para Felipe que pulou para 8º na geral com o seu Dallara-Vokswagen e, depois de ter passado Hywell Lloyd na segunda volta, se aproximou de Lucas Foresti enquanto mantinha um olho em seus retrovisores para controlar a pressão de seu companheiro de equipe Kevin Magnussen, que vinha logo atrás. Mas, Felipe não conseguia produzir os tempos de volta esperados e se viu o porquê após a prova. O seu motor passou a funcionar apenas em três cilindros. Mesmo assim, batalhou para terminar em 9º na geral e 6º entre os "britânicos".
Motor novo, vida nova. Com um novo motor Volkswagen colocado em seu Dallara em tempo para a 20ª rodada, o líder do campeonato voltou determinado a conquistar um melhor resultado. E foi o que fez, terminando em 8º na geral e 3º entre os do Britishde F3, para subir pela 13ª vez ao pódio.
"Deu tudo errado na classificação", disse Felipe, "Nós primeiro tomamos a decisão errada de ficar com pneus de chuva e depois tivemos o problema com o motor na primeira corrida quando o primeiro cilindro falhou e eu tive que fazer de tudo para segurar a posição e marcar os pontos de 6º lugar. Na segunda corrida tínhamos um motor novo no carro, mas eu não tinha 100% da potência, portanto o resultado foi muito bom considerando tudo."
No sábado. Sem problemas para atrasá-lo, Felipe foi capaz de produzir o seu melhor desempenho do final de semana. Também provou ser este um dos momentos decisivos na batalha pelo campeonato, quando ele passou de forma esplêndida os rivais pelo título Carlos Huertas e Lucas Foresti. Largando em 20º lugar nessa 21ª rodada, Felipe foi perfeito e já no final da primeira volta estava em 13º na geral e 7º na British de F3. Seguindo logo atrás de Magnussen (que largou quatro posições s à sua frente), Felipe aumentou a pressão e na quarta volta passou tanto o dinamarquês quanto Pipo Derani e pulou para a 5ª posição entre os do British de F3. A próxima pressão foi em Huertas e, já que virava 0,2s mais rápido, acabou passando o colombiano na 10ª volta.
A vez do Foresti. Três voltas mais tarde, Felipe passou um dos outros dois brasilienses na prova para pular para 3º entre os "britânicos". Mas, não era suficiente e na penúltima das 16 voltas passou Jack Harvey para ficar com o 2º lugar no pódio do British F3 e a 7ª posição no geral. E não foi apenas isso, Felipe ainda ficou com a volta mais rápida (sempre entre os do British de F3) com um tempo de 2m 14.728s e 2ª melhor volta da prova, mesmo sem estar correndo com a pista livre.
Férias. Felipe tem agora uma folga de cinco semanas de competições até a próxima prova que vai ser em Rockingham, na Grã-Bretanha, no final de semana de 03 e 04 de setembro.
2011 Cooper Tires British F3 International Series (depois da 21ª rodada)
1º Felipe Nasr, 267pts
2º Carlos Huertas, Buller. 153pts,
4º Kevin Magnussen, 144 pts,
5º Lucas Foresti, 140 pontos,
9º Pietro Fantin, 65 pts,
16º Pipo Derani, 11 pontos,
17º Pedro Nunes 10 pts,
23º Yann Cunha 0 pts
1º Felipe Nasr, 267pts
2º Carlos Huertas, Buller. 153pts,
4º Kevin Magnussen, 144 pts,
5º Lucas Foresti, 140 pontos,
9º Pietro Fantin, 65 pts,
16º Pipo Derani, 11 pontos,
17º Pedro Nunes 10 pts,
23º Yann Cunha 0 pts
Carlos Lua Cintra Mauro
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