O inglês Jenson Button parece ter uma predileção por corridas complicadas, com mudanças climáticas e diversas variáveis. Neste domingo, ele venceu o movimentado GP da Hungria, 11ª etapa da temporada da Fórmula 1. Foi a segunda vitória de Button em 2011 - antes, ele havia conquistado a caótica etapa do Canadá, em Montreal, a corrida mais longa da história da categoria. Em 2010, Button levou as de Austrália e China em condições semelhantes.
Como costuma fazer em suas vitórias nessas condições, Button acertou na estratégia e estava no lugar certo na hora certa. Desta vez, a conquista foi ainda mais especial: a prova é o 200ª de carreira do inglês na categoria.
A instabilidade climática e o regulamento de 2011 da Fórmula 1 proporcionaram algo raro neste domingo: uma corrida emocionante na Hungria. A pista de Budapeste, conhecida por suas provas modorrentas e sem ultrapassagens, foi palco de disputas emocionantes, ultrapassagens e saídas de pista.
Button, mais uma vez, foi quem sobreviveu em meio a tantas mudanças. Foi na Hungria, em 2006, que ele venceu pela primeira vez na Fórmula 1, com a Honda, após largar em 14º. Em outra corrida caótica.
Button, mais uma vez, foi quem sobreviveu em meio a tantas mudanças. Foi na Hungria, em 2006, que ele venceu pela primeira vez na Fórmula 1, com a Honda, após largar em 14º. Em outra corrida caótica.
A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel. O alemão largou na pole, errou e perdeu a liderança para Lewis Hamilton na quinta volta. Depois, manteve-se na pista sem novas falhas e conseguiu uma importante posição na disputa pelo título.
Fernando Alonso fechou o pódio na terceira colocação, após corrida regular. O espanhol da Ferrari coneguiu mais uma vez terminar à frente de Felipe Massa na classificação - inconstante, o brasileiro chegou na sexta posição, após disputa com Mark Webber, o quinto, e Lewis Hamilton, o quarto.
Hamilton, aliás, foi o grande personagem da corrida. O inglês liderou grande parte da prova, mas rodou, errou na estratégia e ainda sofreu uma punição, ficando muito longe da briga pela vitória.
A corrida - Assim como na corrida passada, Hamilton largou da segunda posição, mas não demorou a tomar a dianteira. Enquanto na Alemanha o pole position era Webber, neste domingo ele ultrapassou Vettel. A manobra foi na quinta volta. Pressionado e com a pista lisa por conta da chuva, o alemão errou o traçado, passou da zebra, e o inglês fez a ultrapassagem por dentro.
Neste momento, Massa já havia perdido muitas posições depois de ser prejudicado por largar de posição par do grid - o lado ímpar estava mais seco em virtude da realização de corridas de outras categorias, mais cedo. Quando se recuperou e voltou a ficar à frente de Alonso, seu companheiro de equipe, o brasileiro girou na pista, quase abandonando, e voltou a cair.
A chuva foi dando trégua, e as equipes então chamaram seus pilotos para os boxes para a troca de pneus. Logo depois, Vettel perdeu a posição também para Button e ficou em terceiro, logo à frente de Webber, que havia recém-tomado a quarta colocação de Alonso.
Massa, por sua vez, buscava nova recuperação e foi quem, durante ultrapassagem, indiretamente tirou Michael Shumacher da prova. O brasileiro conseguiu a ultrapasagem sobre o ex-rival, e o alemão da Mercedes em seguida rodou na pista, sendo obrigado a abandonar a corrida.
As posições começavam a clarear, quando Hamilton perdeu o controle do carro, viu a pista ao contrário e deixou a ponta com Button. Ele até voltou a se colocar em primeiro, mas depois tomou punição por ter realizado manobra arriscada para realinhar o carro durante a rodada.
Quem comemorou foi Button, que herdou a primeira colocação e se sustentou para cruza a linha de chegada à frente sem ser ameaçado por Vettel, que viu Alonso em terceiro no retrovisor.
GP da Hungria - etapa 11/19
1.º - Jenson Button (GBR/McLaren), 70 voltas em 1h46min42s337
2.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4.º - Lewis Hamilton (GBR/McLaren)
5.º - Mark Webber (AUS/Red Bull)
6.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7.º - Paul Di Resta (GBR/Force India), a 1 volta
8.º - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
9.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
10.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
11.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1 Volta
12.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
13.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 2 voltas
14.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2 voltas
15.º - Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 2 voltas
16.º - Pastor Maldonado (COL/Williams), a 2 voltas
17.º - Timo Glock (ALE/Virgin), a 4 voltas
18.º - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania), a 4 voltas
19.º - Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin), a 5 voltas
20.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), a 5 voltas
1.º - Jenson Button (GBR/McLaren), 70 voltas em 1h46min42s337
2.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4.º - Lewis Hamilton (GBR/McLaren)
5.º - Mark Webber (AUS/Red Bull)
6.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7.º - Paul Di Resta (GBR/Force India), a 1 volta
8.º - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
9.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
10.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
11.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1 Volta
12.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
13.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 2 voltas
14.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2 voltas
15.º - Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 2 voltas
16.º - Pastor Maldonado (COL/Williams), a 2 voltas
17.º - Timo Glock (ALE/Virgin), a 4 voltas
18.º - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania), a 4 voltas
19.º - Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin), a 5 voltas
20.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), a 5 voltas
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