Com a força do motor Renault RS27, fornecido pela Renault Sport F1 – divisão esportiva da Renault na Fórmula 1 como fornecedora de motores e tecnologia -, a Red Bull Racing conquistou uma vitória sensacional no GP da Bélgica, após uma corrida impressionante. Sebastian Vettel conquistou a pole position e a sua 7ª vitória nesta temporada e a 17ª de sua carreira. O seu companheiro de equipe, Mark Webber, ficou em segundo lugar, o que permitiu que ao propulsor RS27 conquistar a sua segunda dobradinha do ano.
A Lotus Renault GP conseguiu mais pontos para o RS27, com Vitaly Petrov, que está em nono lugar na classificação do Mundial de Pilotos. Bruno Senna, que estreou em sua primeira corrida pela equipe, conquistou uma impressionante sétima posição no grid de largada, mas terminou em 13º, devido a um incidente durante a primeira volta.
A equipe Lotus também conseguiu uma dupla chegada, com Jarno Trulli em 14º e Heikki Kovalainen em 15º.
Esta vitória foi a primeira de um motor RS27 no circuito de Spa desde 1995 e a 137ª na F1. Ela permite consolidar o recorde da Renault Sport F1 ao ter pelo menos um parceiro de motor no pódio desde o início desta temporada.
Principais momentos da corrida:
Red Bull Racing
A Red Bull Racing teve um resultado perfeito, com Sebastian Vettel vitorioso desde a pole position, à frente de Mark Webber. Após uma boa largada, Vettel perdeu a liderança para Nico Rosberg, mas o atual campeão do mundo teve condições de recuperar a sua posição de liderança na 3ª volta.Depois, ele aumentou a vantagem até a parada nos boxes apenas três voltas mais tarde. Alonso e Hamilton pareciam firmes, ficando à frente de Rosberg após a parada de Vettel, mas essa parada precoce permitiu que Vettel mantivesse a vantagem enquanto a Ferrari e a McLaren paravam nos boxes para a troca de pneus. Vettel recuperou a liderança à frente de Rosberg, durante uma ultrapassagem impressionante na rápida curva de Blanchimont. Quando o safety car entrou na pista após o acidente de Hamilton, Vettel fez uma parada adicional, o que o colocou atrás de Alonso, mas o alemão conseguiu voltar à dianteira quando a corrida foi reiniciada. Mark Webber caiu para a oitava posição após uma largada ruim, mas uma troca rápida para pneus secos seguida de uma estratégia firme o colocou entre os três primeiros. O ritmo do australiano durante esta terceira troca permitiu que ele ultrapassasse Alonso de forma audaciosa na curva Eau Rouge. Alonso conseguiu recuperar sua posição, mas Webber ultrapassou novamente na volta de número 37, para depois aumentar sua vantagem sobre o espanhol, que, em seguida, foi ultrapassado por Button na penúltima volta antes da chegada. A Red Bull levou o campeonato de construtores com 131 pontos, ocupando agora as 2 primeiras posições no campeonato de pilotos. Vettel tem agora 259 pontos contra 167 de Webber, com Alonso ocupando o terceiro lugar com 157 pontos.
Lotus Renault GP
Bruno Senna estreou na corrida pela Lotus Renault GP neste fim de semana, ao lado de Vitaly Petrov. O brasileiro causou uma excelente impressão durante os treinos de classificação, conquistando a sétima posição, a melhor qualificação da equipe desde o GP da Espanha. Infelizmente, um incidente com a Toro Rosso de Jaime Alguersuari na primeira curva causou danos ao spoiler dianteiro, o que exigiu uma parada nos boxes, assim como uma penalidade de passagem pelos boxes infligida devido a esta falta. Assim, ele praticamente retrocedeu para o final do pelotão, concentrando-se em seguida em terminar a prova para acumular o máximo possível de quilometragem, cruzando a linha de chegada em 13º. Vitaly Petrov confirmou sua performance em Q3 para a equipe, ficando com a 10ª posição no grid de largada. Ele evitou os incidentes da primeira volta e utilizou uma estratégia de duas paradas nos boxes, terminando na nona fila. O russo parecia ter garantido a oitava posição, mas um problema nos freios na última volta permitiu uma ultrapassagem da Ferrari de Felipe Massa. A equipe mantém o quinto lugar no campeonato de construtores.
Equipe Lotus
Heikki Kovalainen colocou a Equipe Lotus na Q2 pela segunda vez neste ano, qualificando-se em 16ª posição, após uma performance convincente durante a secagem da pista. Devido aos incidentes ocorridos no início da prova, ele teve um impacto com Jarno Trulli já na primeira curva, tendo que parar nos boxes para trocar o nariz. Utilizando uma estratégia de três paradas, o finlandês teve condições de subir para a 15ª posição ao final da prova. Jarno Trulli fez uma boa largada, logo atrás de Heikki Kovalainen no grid, mas o assoalho do seu carro ficou levemente danificado no acidente durante a largada. Uma pilotagem esperta e paradas rápidas nos boxes permitiram que ele terminasse a prova em 14ª posição.
Rémi Taffin, responsável pelas atividades de pista da Renault Sport F1, dá suas impressões sobre esta etapa: O circuito de Spa impõe grandes restrições aos motores, com um acelerador totalmente aberto durante mais de 70% da volta de 7,004 Km. Portanto, uma boa velocidade máxima é fundamental, mas a calibração certa da sétima marcha para obter uma aceleração rápida nas grandes linhas retas também é muito importante. As retomadas na saída das curvas fechadas e ziguezagues também aumentam a dificuldade para nos prepararmos para esta prova. Tendo em vista os desafios enfrentados nesta pista, ficamos realmente satisfeitos por ter conseguido uma dobradinha, que provou que o motor pode ser potente sem comprometer a dirigibilidade.
É evidente que este é um bom resultado para a Red Bull Racing, mas também um fim de semana promissor para a Lotus Renault GP e a Equipe Lotus. O Bruno teve uma estreia bastante sólida, com uma performance incrível nos treinos classificatórios. Infelizmente, ele não soube aproveitar o resultado na própria corrida, mas mostrou perfeitamente que o conjunto de motor e chassi ainda tem uma boa velocidade e bons atributos. O Petrov também proporcionou dois pontos importantes para a equipe terminando em nono e permitindo aumentar a diferença em relação à Sauber. Da mesma forma, a Equipe Lotus teve um belo desempenho durante este fim de semana, principalmente durante os treinos de qualificação e na corrida.
Agora vamos para Monza, outro circuito bastante difícil para os motores, onde a potência e as acelerações são cruciais. Provamos que o Renault RS 27 era eficiente, mas devemos manter este ritmo, não perder os objetivos de vista e nos concentrar em fornecer os blocos mais competitivos possível para os nossos parceiros.
Estatísticas da Renault na F1:
137 vitórias, 188 pole positions
*Inclusive estatísticas do Supertec, Mecachrome e Playlife
A Lotus Renault GP conseguiu mais pontos para o RS27, com Vitaly Petrov, que está em nono lugar na classificação do Mundial de Pilotos. Bruno Senna, que estreou em sua primeira corrida pela equipe, conquistou uma impressionante sétima posição no grid de largada, mas terminou em 13º, devido a um incidente durante a primeira volta.
A equipe Lotus também conseguiu uma dupla chegada, com Jarno Trulli em 14º e Heikki Kovalainen em 15º.
Esta vitória foi a primeira de um motor RS27 no circuito de Spa desde 1995 e a 137ª na F1. Ela permite consolidar o recorde da Renault Sport F1 ao ter pelo menos um parceiro de motor no pódio desde o início desta temporada.
Principais momentos da corrida:
Red Bull Racing
A Red Bull Racing teve um resultado perfeito, com Sebastian Vettel vitorioso desde a pole position, à frente de Mark Webber. Após uma boa largada, Vettel perdeu a liderança para Nico Rosberg, mas o atual campeão do mundo teve condições de recuperar a sua posição de liderança na 3ª volta.Depois, ele aumentou a vantagem até a parada nos boxes apenas três voltas mais tarde. Alonso e Hamilton pareciam firmes, ficando à frente de Rosberg após a parada de Vettel, mas essa parada precoce permitiu que Vettel mantivesse a vantagem enquanto a Ferrari e a McLaren paravam nos boxes para a troca de pneus. Vettel recuperou a liderança à frente de Rosberg, durante uma ultrapassagem impressionante na rápida curva de Blanchimont. Quando o safety car entrou na pista após o acidente de Hamilton, Vettel fez uma parada adicional, o que o colocou atrás de Alonso, mas o alemão conseguiu voltar à dianteira quando a corrida foi reiniciada. Mark Webber caiu para a oitava posição após uma largada ruim, mas uma troca rápida para pneus secos seguida de uma estratégia firme o colocou entre os três primeiros. O ritmo do australiano durante esta terceira troca permitiu que ele ultrapassasse Alonso de forma audaciosa na curva Eau Rouge. Alonso conseguiu recuperar sua posição, mas Webber ultrapassou novamente na volta de número 37, para depois aumentar sua vantagem sobre o espanhol, que, em seguida, foi ultrapassado por Button na penúltima volta antes da chegada. A Red Bull levou o campeonato de construtores com 131 pontos, ocupando agora as 2 primeiras posições no campeonato de pilotos. Vettel tem agora 259 pontos contra 167 de Webber, com Alonso ocupando o terceiro lugar com 157 pontos.
Lotus Renault GP
Bruno Senna estreou na corrida pela Lotus Renault GP neste fim de semana, ao lado de Vitaly Petrov. O brasileiro causou uma excelente impressão durante os treinos de classificação, conquistando a sétima posição, a melhor qualificação da equipe desde o GP da Espanha. Infelizmente, um incidente com a Toro Rosso de Jaime Alguersuari na primeira curva causou danos ao spoiler dianteiro, o que exigiu uma parada nos boxes, assim como uma penalidade de passagem pelos boxes infligida devido a esta falta. Assim, ele praticamente retrocedeu para o final do pelotão, concentrando-se em seguida em terminar a prova para acumular o máximo possível de quilometragem, cruzando a linha de chegada em 13º. Vitaly Petrov confirmou sua performance em Q3 para a equipe, ficando com a 10ª posição no grid de largada. Ele evitou os incidentes da primeira volta e utilizou uma estratégia de duas paradas nos boxes, terminando na nona fila. O russo parecia ter garantido a oitava posição, mas um problema nos freios na última volta permitiu uma ultrapassagem da Ferrari de Felipe Massa. A equipe mantém o quinto lugar no campeonato de construtores.
Equipe Lotus
Heikki Kovalainen colocou a Equipe Lotus na Q2 pela segunda vez neste ano, qualificando-se em 16ª posição, após uma performance convincente durante a secagem da pista. Devido aos incidentes ocorridos no início da prova, ele teve um impacto com Jarno Trulli já na primeira curva, tendo que parar nos boxes para trocar o nariz. Utilizando uma estratégia de três paradas, o finlandês teve condições de subir para a 15ª posição ao final da prova. Jarno Trulli fez uma boa largada, logo atrás de Heikki Kovalainen no grid, mas o assoalho do seu carro ficou levemente danificado no acidente durante a largada. Uma pilotagem esperta e paradas rápidas nos boxes permitiram que ele terminasse a prova em 14ª posição.
Rémi Taffin, responsável pelas atividades de pista da Renault Sport F1, dá suas impressões sobre esta etapa: O circuito de Spa impõe grandes restrições aos motores, com um acelerador totalmente aberto durante mais de 70% da volta de 7,004 Km. Portanto, uma boa velocidade máxima é fundamental, mas a calibração certa da sétima marcha para obter uma aceleração rápida nas grandes linhas retas também é muito importante. As retomadas na saída das curvas fechadas e ziguezagues também aumentam a dificuldade para nos prepararmos para esta prova. Tendo em vista os desafios enfrentados nesta pista, ficamos realmente satisfeitos por ter conseguido uma dobradinha, que provou que o motor pode ser potente sem comprometer a dirigibilidade.
É evidente que este é um bom resultado para a Red Bull Racing, mas também um fim de semana promissor para a Lotus Renault GP e a Equipe Lotus. O Bruno teve uma estreia bastante sólida, com uma performance incrível nos treinos classificatórios. Infelizmente, ele não soube aproveitar o resultado na própria corrida, mas mostrou perfeitamente que o conjunto de motor e chassi ainda tem uma boa velocidade e bons atributos. O Petrov também proporcionou dois pontos importantes para a equipe terminando em nono e permitindo aumentar a diferença em relação à Sauber. Da mesma forma, a Equipe Lotus teve um belo desempenho durante este fim de semana, principalmente durante os treinos de qualificação e na corrida.
Agora vamos para Monza, outro circuito bastante difícil para os motores, onde a potência e as acelerações são cruciais. Provamos que o Renault RS 27 era eficiente, mas devemos manter este ritmo, não perder os objetivos de vista e nos concentrar em fornecer os blocos mais competitivos possível para os nossos parceiros.
Estatísticas da Renault na F1:
137 vitórias, 188 pole positions
*Inclusive estatísticas do Supertec, Mecachrome e Playlife
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