By Roberto Costa – A&M - Revista Fale!
Depois de lançar a linha Cargo a quase 30 anos e se manter fiel a proposta de produzir caminhões resistentes a preços competitivos a Ford resolveu inovar lançando a linha 2012 com nova cabine, mais bonita e confortável disponibilizando pela primeira vez uma versão leito tão apreciada pelos motoristas estradeiros que, em muitos casos, utilizam o meio de sustento também como moradia provisória.
Mas não pensem que a mudança foi apenas estética pois se vai surpreender com a implantação de uma nova política de vendas que formalmente visa crescer nos mercados doméstico onde é vice-líder com 23,9 por cento e externo onde participa com 19 por cento de na América do Sul onde atua na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Venezuela e chegar a 25 por cento do total tirando de sua arqui rival Man (Volkswagen) a liderança. O novo leque de opções, com chegada as 134 concessionários Ford exclusivos para caminhões no próximo mês de Maio, traz onze modelos sendo cinco opção da cabine leito (Cargo 1317,1517,1717, 2622, 2628, e 3132, com cabine-regular; e Cargo 1722, 2422, 2428, 1932R e 1932, com cabine-regular ou cabine-leito.) e capacidades para transportar de 13 a 31 toneladas utilizando motores Cummins de quatro e seis cilindros com potencias que variam de 130 a 320 cavalos acoplados a câmbios Eaton de seis a 13 marchas sincronizadas.
A novas cabines são na verdade o ponto alto da nova linha Ford Cargo e sua atualização já era reclamada pelos fieis clientes da marca que pediam, entre outras coisas, mais espaço e conforto e a engenharia da Ford conseguiu um ganho de espaço interno entre 30 e 90 por cento, nas leito, além de muitos acessórios de comodidade e conforto. Internamente logo chama atenção um novo painel mais completo com informações analógicas e digitais tem ergonomia perfeita é bem iluminado, novos bancos e a possibilidade da instalação como opcional de ar condicionado são bem vindos. Mas é mesmo externamente o “bruto” mostra suas garras com uma aparência brava comum aos que não escolhem carga apesar de não estar disponível em versões para transportes super pesados. As linhas da nova cabine estão mais lisas e aerodinâmicas com um pára-brisa maior, uma nova e compacta grade para o radiador, e um sofisticado sistema de iluminação com faróis menores que os convencionais.
Visto de perfil nota-se a nova escada para entrada no habitáculo além de retrovisores maiores. Pelo visto a Ford depois de boas vendas mas e poucas modificações resolveu partir para o ataque prometendo não só beleza e conforto mas também preços ainda mais competitivos deve amealhar alguns pontos percentuais de marcado e que sabe, atingir sua ousada proposta de chegar a liderança. Também é impossível não notar que o oval Ford nunca foi tão grande em um de seus produtos.
No comments:
Post a Comment