tattoos

Wednesday, May 25, 2011

VECTRA COLLECTION: O FINAL DE UM SUCESSO



Resgatando a homenagem que fez à gloriosa segunda geração do modelo, a Chevrolet lança agora a série limitada Collection do Vectra, o veterano sedã médio que, após 18 anos no mercado brasileiro, será executado e enterrado pelo global Cruze, provavelmente em agosto.

A fornada de Vectra Collection terá somente 2.000 unidades, as quais, para garantir um quê de exclusividade, vêm numeradas e com o nome da série em detalhes no painel e nos bancos — conforme relata Luís Perez no site Interpress.

O sempre atento Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, já tem (muitas) fotos do carro de verdade. Todas as unidades da série são oferecidas na cor verde que aparece na foto abaixo, e que era muito comum no início dos anos 2000.


A trajetória


Seu primeiro modelo brasileiro, de 1993, não chegou a ser uma unanimidade, muitos achavam pouco imponente perante seus concorrentes Santana e Tempra.
Em 1996 sim, o modelo marcou época com a segunda geração no Brasil. O Vectra B logo tornou-se o sonho de consumo de muito marmanjo, era referência de status, conforto e design. Não havia quem não comentasse seu retrovisor diferenciado, seu belo painel com computador de bordo integrado. O Vectra dominou o mercado de sedans médios durante muito tempo. Nem mesmo o recém nacionalizado Civic conseguia superar as vendas do Vecão (como era conhecido entre os proprietários da época).
Mas diante de tamanho sucesso a GM dormiu em berço esplêndido, mesmo vendo o movimento das japonesas a GM que já não tinha o melhor dos cofres, acreditou que o face lift de 2000 seria suficente para manter a liderança. De fato o carro ficou melhor, mas ainda trazia um motor desatualizado. Nesse cenário já tinhamos um Corolla ganhando terreno e um Civic nacional se consolidando. Em 2001 o Civic já era o sedan médio mais desejado.
Em 2003 temos o lançamento do Corolla nacional. Uma chegada avalassadora, com direito a propaganda do Brad Pitt. Lembra da revolução de 1996 com Vectra? Pois é, a Toyota fez isso. Com a chegada do Corolla, seguido pelo rival mundial Civic, o Vectra assumia definitivamente a posição de coadjuvante do mercado.
Vendo o mercado de sedans médio crescer, a GM sabia que precisava agir e rápido e atualizar o Vectra. Diferente das versões anteriores, não conseguiu trazer ao Brasil o Vectra europeu atualizado (maior e mais moderno que o nosso). A saída encontrada pela GM foi fazer do Astra europeu um modelo supostamente superior, assim chegamos ao Vectra que conhecemos hoje. A GM ignorou que o atraso entre modelos daqui e do 1º mundo não eram mais aceitos pelo mercado.
Em 2005, ano de lançamento do novo Vectra como modelo 2006, houve grande expectativa e logo no ano seguinte o carro do ano foi….. o New Civic! Num momento em que o mercado fazia cada vez mais do mesmo, a Honda traz ao Brasil um carro com personalidade própria. Não era perfeito, mas reinou até a atualização do Corolla. Dessa maneira o novo Vectra até vendeu bem, mas não era mais o mesmo de 96. E continou sendo criticado pela falta de atualização mecânica e pequenos pecados (como manter o mesmo relógio do Vectra 1996 até hoje).
Agora somente nos resta a despedida de um carro que marcou o mercado automobilístico brasileiro. Adeus Vectra!
Fonte: UOL Carros e Notícias Automotivas

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger