tattoos

Monday, October 17, 2011

Toyota realiza plantio de 45 mil árvores em Sorocaba

A Toyota realizou, no último domingo, 16 de outubro, sob forte chuva, o plantio de mais de 45 mil mudas de árvores no terreno de sua nova fábrica, na cidade de Sorocaba (SP). A ação faz parte da primeira fase do Projeto Morizukuri, que contemplará o plantio de 80 mil mudas. O objetivo do projeto é formar um cinturão verde ao redor da nova unidade industrial da montadora.

Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “criar floresta”. A Toyota já implementou esse projeto em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos.
“O Morizukuri no Brasil foi um dos maiores eventos do qual participei. Fiquei emocionado com o envolvimento das pessoas. Mesmo com a forte chuva que tivemos neste fim de semana, as pessoas vieram e contribuíram com o plantio”, disse Dr Miyawaki.
Para esta primeira fase do Morizukuri, foram selecionadas árvores das matas nativas locais e então escolhidas as que melhor se adaptam ao tipo de solo e posicionamento do terreno. O processo foi conduzido pelo Dr. Miyawaki, que esteve pessoalmente em Sorocaba para análise do local e das sementes, e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), parceira da Toyota no Morizukuri.
“A iniciativa foi um sucesso. Contamos com uma participação massiva de nossos colaboradores e suas famílias, além de parceiros como fornecedores e concessionários. Esse foi apenas o primeiro passo e realizaremos mais edições do Morizukuri nos próximos anos, para fecharmos o cinturão verde ao redor de nossa nova fábrica”, disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger