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Friday, October 28, 2011

Teste: BMW Série 1 é um pequeno invocado

 Fotos: Divulgação

Teste: BMW Série 1 é um pequeno invocado
Novo BMW Serie 1 peca no visual mas se mostra um verdadeiro esportivo



por Bruno França

Auto Press

e Nelson Oliveira

Automotor/Portugal



O seletíssimo clube dos hatches médios premium está a todo vapor. Tanto o precursor do segmento, o Audi A3, como o rival Serie 1, da BMW, ganharam uma nova geração. O pequeno da marca das quatro argolas só deve estrear em 2012. A marca pretende lançá-lo no Salão de Genebra do ano que vem. Já o BMW está pronto para a briga. Chegou este mês na Europa para movimentar essa refinada fatia do mercado.
Disponível na versão quatro portas, o carro demonstrou evolução. Isto porque, a marca alemã não se contentou apenas em refinar alguns aspectos já conhecidos e bem sucedidos do modelo original. Ela também procurou elevar o nível em algumas características que ficavam a dever, como a funcionalidade e o conforto.



O interior está mais requintado. Nota-se uma melhora na qualidade dos materiais que agora estão mais consistentes e agradáveis ao toque. O habitáculo tem um melhor aproveitamento do espaço e proporciona maior liberdade para os ocupantes. A carroceria do Serie 1 2012 está 11 cm mais comprida e 2 cm mais larga. O entre-eixos também aumentou em 3 cm.  Totaliza agora 4,32 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,42 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.







Quanto ao design, o modelo não deixa se definir de forma clara. Ele é um hatch médio de DNA agressivo cujo visual é mais voltado para a elegância. Os engenheiros optaram por um “look” mais sofisticado, capaz de acentuar a imagem premium da BMW. Basta ver a traseira conservadora do modelo. Para compensar, os vincos e as alterações no contorno que decoram a carroceria deixam à mostra a sua vocação esportiva.



Se, pelo desenho, o modelo se transformou em um verdadeiro hatch com jeitão classudo, sua motorização exibe e reforça os genes esportivos. E aí ele mostra sua verdadeira cara. O carro possui cinco opções de motor, duas a gasolina 118i e 116i, com motores 1.6 litro e potências de 135 e 170 cv, respectivamente, e três a diesel  116d, 118d e 120d, que possuem motores 2.0 capazes de render de 116, 170 e 184 cv, conforme a ordem numérica. Todos utilizam a tecnologia Twin Power Turbo, conjunto composto por um turbo com caracol duplo, que produz resposas eficientes em qualquer faixa de rotação do motor.



Todas essas configurações só estão disponíveis na Europa. Por lá o mais em "conta" é o 116i que sai a partir de 23.850 euros. Com impostos, novas margens de lucros e outos penduricalhos, deve chegar a R$ 119.250 no Brasil. Por aqui, aliás, esse BMW só chegará equipado com motor a gasolina. Especula-se que o 118i seja o escolhido a desembarcar em solo nacional já no início de 2012 – até o momento, a geração anterior ainda é comercializada no Brasil. No mercado europeu, o carro custa 26.750 euros ou, na mesma lógica da "conversão cambial" acima, R$ 133.750. Ainda há quem indique o Serie 1 como o futuro modelo da marca alemã a ser produzido no país. Recentemente, a BMW divulgou que pretende construir uma fábrica no Brasil. Inicialmente o projeto contava apenas para uma planta em sistema CKD, onde peças são enviadas de outras unidades ao redor do mundo para ser montadas no local responsável pela produção final. Mas os planos atuais cogitam até uma linha de produção completa.







Primeiras impressões



Fascínio imediato




por Nelson Oliveira e Ana Rodrigues, de Automotor/Portugal

exclusivo para Auto Press


   

Mesmo ao primeiro olhar a palavra fascinante descreve bem o novo Serie 1. De fato esse é um automóvel magnífico, que faz qualquer um contemplá-lo. O seu visual chama a atenção, sua forma, com seus vincos mais definidos, agora com mais personalidade, exibe os traços fortes de seu caráter, ainda que com uma pitada familiar.



No interior, é perceptível a melhora no acabamento. Agora mais sofisticado, o novo padrão de qualidade é um presente para os olhos. Os materiais ficaram mais consistentes e agradáveis ao toque, destacando-se o revestimento com aspecto esponjoso que percorre quase todo o painel. As aplicações em alumínio escovado também foram muito bem-vindas.







O habitáculo bem projetado o deixou com uma ótima ergonomia, tanto no lado do motorista como no dos passageiros. Quanto ao espaço, ele é de fácil acesso e oferece uma boa liberdade de movimento para os ocupantes. Atrás, só existe lugar para dois adultos, o do meio nem pensar. A capacidade do porta-malas também foi redefinida e convence com os agora 360 litros, face aos 330 litros da versão anterior. O que o faz representar, e bem, o segmento a que foi destinado.



Nas curvas, o modelo possui boa aderência, quase sempre isenta de qualquer reparo. Ao utilizar os quatro modos de condução – Comfort, Eco Pro, Sport e Sport + – nota-se uma clara diferença entre eles. Nos dois últimos e mais radicais, o motorista tem a seu dispor todo o conjunto aerodinâmico e de motor. Mas se o motorista não possuir veia esportiva, ele pode utilizá-lo no modo Comfort sem maiores problemas. O que lhe proporcionará uma direção também invejável.







Ficha técnica




BMW Serie 1 118i

Motor: Bi turbo, a gasolina, dianteiro, transversal, 1.6, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 170 cv a 4.800 mil rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,4 segundos.

Velocidade máxima: 225 km/h.

Torque máximo: 25 kgfm disponíveis  desde 1.500 a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 84 mm x 90 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras. Traseira independente do tipo Multilink, com cinco braços transversais e longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 205/55 R16.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 4,34 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,42 m de altura e 2,69 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina de série.

Peso: 1.365 kg.

Capacidade do porta-malas: 360 litros e 1200 com o banco traseiro rebatido.

Tanque de combustível: 52 litros.

Produção: Regensburg, Alemanha. 

Lançamento mundial: 2011.        

Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série da versão testada: Ar-condicionado automático, trio elétrico, direção assistida, bancos e volante esportivos com regulagem em altura e profundidade, volante multifuncional, sistema Park Assist, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, câmara de ré, CD Player/MP3 com USB e Bluetooh, chave Keyless, GPS, sensores de chuva e de faróis, faróis bi-xenon, controle de tração e estabilidade e freios ABS com EBD.

Preço da unidade: 26.750 euros. Preço estimado no Brasil: R$ 133.750.











Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

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