tattoos

Tuesday, October 25, 2011

Sinotruk acelera fábrica no Brasil e deve começar a montar caminhões no Paraná já em 2012

Fotos: Divulgação

Fenatran: Sinotruk acelera fábrica no Brasil e deve começar a montar caminhões no Paraná já em 2012
Unidade de Curitiba começará operando no sistema de montagem CKD e deve intensificar progressivamente índice de nacionalização até atingir os 65% necessários para fugir do IPI alto



por Túlio Moreira



Atuante no mercado brasileiro desde abril de 2010, a chinesa Sinotruk apresentou as novidades de sua linha para 2012 na Fenatran 2011, a maior feira de transportes da América Latina, que ocorre até o próximo dia 28 em São Paulo.
A inédita família de caminhões A7 é o novo carro-chefe da marca asiática no Brasil. A linha Howo, já disponível no mercado nacional, também ganhará novidades. O lançamento da nova gama de produtos está marcado para abril de 2012, quando todos os veículos vendidos pela Sinotruk serão atualizados com motores que atendem aos requisitos do programa Euro 5. Até lá, a marca chinesa irá comercializar o estoque de caminhões Euro 3 que serão nacionalizados até dezembro de 2011.



A fabricante asiática também adiantou detalhes em relação à fábrica que pretende construir no Brasil. O aumento de até 30 pontos percentuais no IPI para veículos importados fez o cronograma de implantação da unidade, prevista inicialmente para 2015, ser adiantado para 2012. A unidade industrial da Sinotruk deve ser construída na cidade de Curitiba, capital do Paraná, em uma área de 275 mil m². O valor total investido e o número de empregos gerados serão definidos após reunião com o governo federal, marcada para a primeira quinzena de novembro. Uma equipe de técnicos chineses e brasileiros já foi formada e dará início ao projeto de desenvolvimento da unidade nacional logo após o encontro com autoridades federais.



A fábrica da Sinotruk começará operando no sistema de CKD, em que partes do veículo chegarão da China desmontadas e serão preparadas e finalizadas pela linha local. A meta da fabricante é intensificar progressivamente a porcentagem de nacionalização dos veículos produzidos até alcançar o índice de 65% necessário para a isenção do acréscimo do IPI para veículos importados. “ Além do novo cenário estabelecido pelo aumento do imposto, a Sinotruk optou por adiantar seu projeto de fábrica brasileira para aproveitar o momento de aquecimento presenciado pelo mercado nacional ”, explicou Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil.



A linha 2012 dos modelos Sinotruk deve ser reajustada em torno de 12% por causa da alta do IPI. A chegada da família de pesados premium A7 reposicionará os modelos Howo como veículos de entrada da marca. Os caminhões A7, na faixa de 70 toneladas de peso bruto total combinado, serão oferecidos com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4) e virão equipados com motores que desenvolvem níveis de potência de 420 cv a 460 cv. A segurança será reforçada com freios a disco com ABS, sistema anti-deslizamento, distribuição eletrônica das forças de frenagem e monitoramento de pressão dos pneus. E a linha A7 também apostará no requinte para expandir a presença da Sinotruk no segmento nacional. A cabine apresenta design italiano e o interior possui acabamento refinado, incluindo poltrona de luxo para o motorista, equipada com suspensão a ar, aquecimento elétrico, apoios de coluna e descansa braços. A família A7 deve responder por 60% do mix de vendas da marca em 2012.



A família Howo 380, até então a única oferta da gama brasileira da Sinotruk, ganhará motorização Euro 5 e será oferecida com propulsor de 380 cv e sistema de injeção direta common rail. Os caminhões Howo são disponibilizados com tração 6X2 e 6X4, que correspondem à capacidade máxima de tração de 50 toneladas e 60 toneladas, respectivamente. Os modelos são indicados para a aplicação rodoviária, transporte de tanques e transporte de veículos. O Howo 6X4 estará disponível com cabine alta para aplicação rodoviária e cabine baixa para transporte de cana-de-açúcar. A linha de entrada da Sinotruk deve corresponder por 40% do volume comercializado pela marca chinesa no próximo ano.



Nos dois modelos, o cumprimento do padrão de emissões Euro 5 é feito por meio do sistema SCR, que opta pela redução catalítica seletiva dos gases do escapamento a partir da aplicação do aditivo especial Arla 32. “ O sistema SCR é o que oferece melhor custo/benefício para atingir a meta determinada pela norma Euro 5 e também irá proporcionar mais eficiência de consumo de combustível para os modelos pesados comercializados pela marca ”, reforçou Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil. O desafio da fabricante chinesa é ampliar sua cobertura pós-venda, uma vez que o motorista precisará acompanhar com frequência o nível de Arla 32 do veículo para que o motor atinja as condições plenas de funcionamento.



A Sinotruk iniciou suas operações brasileiras em abril de 2010 e vendeu 251 unidades da família Howo no ano passado. De janeiro a setembro de 2011, a marca chinesa já emplacou 650 unidades do modelo e espera atingir 2.200 caminhões comercializados – das linhas Howo e A7 – ao longo de 2012. A fabricante também trabalha na ampliação de sua rede de distribuidores, que conta atualmente com 30 concessionárias. Até o final deste ano, a previsão é alcançar 42 concessionárias em todo o país. Em julho, a Sinotruk deu início às operações de seu Centro de Distribuição de Peças, localizado na região metropolitana de Curitiba, onde funciona a sede da empresa no Brasil.







Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger