tattoos

Wednesday, October 12, 2011

SERVIÇO: FAROL SUJO PODE CAUSAR PROBLEMAS AO MOTORISTA


Que os modelos off-roads caíram no gosto do brasileiro ninguém tem mais dúvida. Nas estradas rurais e também em grandes centros urbanos, os chamados fora de estrada agradam pelo formato robusto e imponente, conforto e dirigibilidade. Para os proprietários de espírito aventureiro, o momento mais esperado é fim de semana para jogar o carro na trilha e provar a que veio. Após percorrerem trajetos repletos de lama, areia, pedregulho e poeira, muitos costumam deixar à vista a sujeira impregnada para demonstrar o estilo arrojado do condutor e do veículo. O que muitos não sabem é que, adiar a limpeza do carro pode acarretar em prejuízo.

Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, empresa que está há mais de 20 anos no mercado de iluminação automotiva, explica que as impurezas acumuladas sobre o farol podem ocasionar o aumento da temperatura interna e danificar a lâmpada, com possibilidade da perda de luminosidade, ofuscamento e até o surgimento de rachaduras. “O sistema de iluminação tem um papel fundamental na segurança dos veículos e a falta de limpeza adequada pode provocar acidentes”, completa o especialista. Para chegar a essas conclusões são necessários testes em laboratórios fotométricos. Para isso, é feita uma lama de laboratório com areia de sílica, carvão e água destilada que é aplicada no farol até secar por uma hora, de forma que reduza a visibilidade a 20%. Na sequência, quando o ensaio terminar, nada pode acontecer com a composição do farol, ou seja, não pode haver bolhas e trincas, e nem apresentar um aspecto amarelado ou embaçado.

De acordo com a resolução Nº 227 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece requisitos referendes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos, estes componentes devem ser regularmente monitorados e estarem em perfeito estado de uso, caso contrário os proprietários são passíveis de multa. Para amenizar esta situação e prolongar a vida útil dos faróis, é preciso ser cauteloso na hora da lavagem e verificar no manual do condutor os produtos de limpeza indicados, para que não haja nenhum equívoco inesperado que permita danificá-los. Este procedimento exige extrema atenção devido à maioria das lentes presentes no mercado nacional serem de policarbonato e possuírem uma camada de verniz em sua superfície para o enrijecimento. “É importante ressaltar que a atenção no processo de limpeza é para não danificar o verniz. Assim como é de costume haver o cuidado com a pintura externa do veículo, é necessário também tomar cuidados com a pintura de verniz do farol”, explica Moraes.


No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger