tattoos

Thursday, October 27, 2011

Fundação Volkswagen comemora o Dia Nacional do Livro com 250 mil livros doados em seus projetos de incentivo à leitura


A Fundação Volkswagen comemora o "Dia Nacional do Livro" (29/10) contabilizando 250 mil títulos doados nos projetos "Entre na roda" - desde 2003 – e "Biblioteca Volkswagen" – desde 2008 - com o objetivo de incentivar a leitura para mais de 400 mil pessoas alcançadas pelos projetos, entre crianças, jovens e adultos, além dos 24 mil funcionários da empresa no País.
Biblioteca Volkswagen
Para ressaltar a importância da leitura também no ambiente de trabalho, a Fundação Volkswagen instalou nas fábricas de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais a "Biblioteca Volkswagen". Com o apoio técnico do instituto Brasil Leitor, as bibliotecas oferecem mais de 8.500 títulos.
Em um ambiente especialmente projetado para facilitar o acesso aos livros e à leitura, o colaborador pode escolher os livros disponíveis para empréstimo e compartilhar a leitura com a família. O espaço também é utilizado para promover eventos especiais, como rodas de leitura e contação de histórias.
O acervo inclui títulos técnicos e industriais, idiomas, administração e negócios. Clássicos de Machado de Assis até best-sellers como "O Caçador de Pipas", além dos infato-juvenis "Harry Potter", também estão disponíves.

Entre na roda
Há oito anos a Fundação Volkswagen desenvolve o projeto Entre na roda, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC – e as secretarias municipais e estaduais de educação e cultura em 244 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O projeto forma orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade, para que atuem em diferentes espaços – escolas, bibliotecas, associações, hospitais, asilos etc. –, estimulando o gosto pela leitura e proporcionando maior contato das pessoas com os livros.Para aprimorar as técnicas, durante um ano os participantes passam por oito encontros de formação, cada um enfocando um gênero: conto literário, novela, romance, teatro, poesia, jornal e textos de divulgação científica.
Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto. Oferecido em duas modalidades – Ensino Fundamental e Educação Infantil – o projeto já atendeu mais de 4,6 mil educadores.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger