tattoos

Wednesday, October 12, 2011

FORD LEVA A PESQUISA DA QUALIDADE AO NÍVEL NANO

Uma esponja do fundo do mar ou um close-up de resíduo de óleo? Quem apostou neste último acertou, embora pareça muito diferente do líquido viscoso que você normalmente espera ver.


A Ford introduziu em seu campo de pesquisas de qualidade um inédito Microscópio de Escaneamento Eletrônico, um equipamento que pode aumentar uma peça até 200.000 vezes. Com esse aparelho, usado no desenvolvimento e análise de peças, a precisão é absoluta e pode fazer objetos do dia-a-dia parecer coisas do outro mundo comparado ao que o olho humano é capaz de ver normalmente.
Este parafuso de ouro ampliado tem a aparência de um coral.

“As imagens são impressionantes ao nível de uma gota de óleo parecer um planeta alienígena ou mesmo de detalhes minúsculos de uma peça de metal remeterem a uma obra de arte abstrata”, diz Roger Davis, engenheiro de materiais e testes da Ford Europa, ao exemplificar as imagens extremamente ampliadas do Microscópio de Escaneamento Eletrônico.

Identificado pela sigla SEM (Scanning Electronic Microscope), esse equipamento investiga todos os critérios adotados para o desenvolvimento de uma peça dentro dos rigorosos requerimentos Ford.  “Anomalias minúsculas podem ser descobertas usando-se o SEM. Com esse nível de ampliação, qualquer defeito torna-se rapidamente perceptível,” ressalta o engenheiro da Ford.

O Microscópio de Escaneamento Eletrônico amplia as imagens usando elétrons em vez de ondas de luz, método que resulta em reproduções tridimensionais e altamente detalhadas. Elas são obtidas pela colocação de amostras na câmara de vácuo do microscópio. Essa condição é essencial, já que os elétrons não se movimentam bem através do ar. A amostra então é submetida a um feixe de elétrons que percorre a sua superfície, gerado por uma série de bobinas eletromagnéticas.

O feixe eletrônico rebate na face do material e os elétrons refletidos são direcionados para algo parecido com uma tela de TV de raios catódicos tradicional. É nessa tela que as imagens da peça ampliada são criadas.

Uma gota de água sobre uma folha? Tente pensar 1.000 vezes menor para entender o tamanho diminuto dessa esfera de aço.
O resultado final, normalmente impressionante para a maioria das pessoas, é apenas um subproduto para os engenheiros do laboratório. O exame das peças no supermicroscópio permite aos especialistas identificar as mínimas anomalias e reagir de forma adequada para corrigí-las.
Parece uma caverna queimada em um filme de ficção científica, mas essa imagem na verdade revela uma pequena cavidade numa peça fundida de alumínio

A atenção aos detalhes beneficia naturalmente o consumidor, garantindo que cada peça dos veículos Ford seja examinada em níveis muito além do que o olho humano é capaz de enxergar. Tudo isso acontece durante o processo de desenvolvimento, muito antes de alguém se sentar ao volante do carro.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger