tattoos

Tuesday, October 25, 2011

Fenatran: Chinesa Foton chega ao Brasil com promessa de fábrica para 2015

 Fotos: Divulgação

Fenatran: Chinesa Foton chega ao Brasil com promessa de fábrica para 2015 Depois de Colômbia, Peru, Bolívia e Chile, a marca chinesa chega ao Brasil para ampliar sua atuação global no segmento de caminhões



por Túlio Moreira



Freios com ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico... A Foton – uma das principais fabricantes do segmento de veículos comerciais da China – fez sua apresentação oficial no mercado brasileiro durante a Fenatran investindo na mesma estratégia de suas conterrâneas que vendem carros de passeio: oferecer veículos completos de série.

Os primeiros veículos da marca asiática chegarão importados ao mercado brasileiro em 2012, por meio da representante Foton Aumark do Brasil, mas a montadora já trabalha na construção de uma fábrica nacional que deve começar a operar em 2015. A Foton ainda não tem previsão do montante que será investido na construção da unidade industrial brasileira.



Sobre as barreiras impostas pelo aumento do IPI para veículos importados em até 30 pontos percentuais, a Foton acredita que a medida do governo brasileiro irá encarecer em 15% o preço previsto inicialmente para sua gama de produtos. A representante nacional da marca, no entanto, quer negociar flexibilizações com o governo federal, a partir do argumento de que já programou investimentos para produzir localmente no país. “ A medida para estimular a produção no Brasil é válida, mas acredito que o governo também precisa apoiar aqueles que estão começando a operar no país e estão dispostos a nacionalizar seus veículos ”, afirmou Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil.



Do início das negociações com a matriz chinesa até a abertura das três primeiras concessionárias da marca, previstas para o começo de 2012, a representante brasileira da Foton investiu cerca de R$ 30 milhões. O montante também inclui os custos com processos de homologação dos produtos e contratação e treinamento da equipe de vendas e pós-vendas que dará suporte à marca chinesa no país. As primeiras lojas serão inauguradas no interior do estado de São Paulo. Até 2016, a rede de distribuidores deve contar com 80 concessionárias.



O portfólio nacional da Foton começará com foco nos caminhões leves. Serão três ofertas da linha Aumark: um semileve de 3,5 toneladas, e dois leves, com 6,5 e 8,5 toneladas. Os modelos chegam ao Brasil atualizados com o padrão de emissões Euro 5, que passa a vigorar a partir de janeiro de 2012. Os motores Cummins poderão ser equipados com os sistemas de pós-tratamento de emissão de gases poluentes SCR – que requer o fluido Arla 32 – e EGR, que dispensa o aditivo. Os preços dos modelos serão definidos logo após o término da Fenatran.



A expectativa da marca é comercializar as primeiras 200 unidades, dos modelos de 6,5 e 8,5 unidades, até o fim deste ano. A venda do primeiro lote oferecido no mercado nacional teve início na Fenatran e deverá garantir à marca chinesa 2% de participação na categoria em 2011, mesmo com apenas dois meses de operações. A partir da inauguração das três primeiras lojas, no início de 2012, a Foton já espera um lote de mais 1 mil caminhões – incluindo o modelo de 3,5 toneladas, que deverá ser o carro-chefe da marca no Brasil. A fabricante chinesa quer terminar 2012 com 2 mil unidades comercializadas e vislumbra chegar a 15% do segmento já em 2015, quando poderá competir com modelos produzidos localmente.







Fonte:/motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger