tattoos

Friday, October 28, 2011

Estudo revela que pessoas egoístas tendem a se tornar motoristas agressivos

 Foto: Divulgação

Estudo revela que pessoas egoístas tendem a se tornar motoristas agressivos Um artigo afirma que as pessoas que enxergam os carros como extensão de si mesmas são mais agressivas ao dirigir



por Jorge Blancarte Fuente, do Autocosmos/México

exclusivo para MotorDream




O artigo “Condução Agressiva: Uma Experiência de Consumo”, da professora Ayalla Ruvio, é, possivelmente, o primeiro estudo a examinar de maneira ampla como a personalidade, a atitude e os valores pessoais contribuem para o modo como os condutores dirigem seus veículos e se comportam no trânsito. Segundo o estudo, dirigir é um dos comportamentos mais comuns da vida cotidiana moderna, e conduzir de maneira agressiva causa um terço de todos os acidentes que envolvem lesões e dois terços de todos os acidentes fatais nos Estados Unidos.



A professora da Temple University Fox School of Business, da Filadélfia, no país norte-americano, afirma que o estudo tem como objetivo dimensionar cientificamente um comportamento que já pode ser observado no trânsito há alguns anos. “Nós sabemos, por exemplo, que os homens tendem a ser condutores mais agressivos e a ver seus carros como extensão de si mesmos, mais do que as mulheres”, afirma Ruvio.



O artigo da professora foi publicado pelo conceituado Journal of Psychology & Marketing, e tomo como base o comportamento do motorista enquanto consumidor, a partir de estudos realizados em Israel. A primeira etapa analisou a influência da personalidade, atitudes e valores de 134 homens e mulheres, com idade média de 23 anos e meio. A segunda parte abordou 298 pessoas, e observou de forma mais enfática os fatores de risco para uma condução perigosa, como impulsividade, egoísmo e pressa.



Como conclusão, a autora do artigo afirma que as pessoas que enxergam os veículos como possibilidade para extravasar suas limitações físicas tendem a ser mais agressivas ao volante e infringir a lei. E pessoas com tendências compulsivas conduzem de forma agressiva sem se importar com possíveis consequências. Um dos fatores seria o apego material, que faz com que motoristas privilegiem seus bens materiais – no caso o carro – ao invés de respeitar a vida dos que estão por perto.



Além disso, o sentimento constante de estar atrasado e com pouco tempo pode contribuir para que o motorista moderno seja mais apto a conduzir de forma agressiva. De acordo com a autora, os condutores estão acostumados a ver seus veículos e as ruas como territórios particulares, não se importando muito com as outras pessoas que circulam pelo mesmo ambiente. Para a professora, esses fatores podem ser observados em todas as culturas, já que o comportamento em relação ao automóvel é parecido mesmo em países com tradições diferentes.



Fonte:motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger