tattoos

Wednesday, October 19, 2011

Conforto e esportividade no novo Lancer Sportback Ralliart

Presente há 21 anos no Brasil, a Mitsubishi Motors se consolidou no mundo 4x4 e hoje amplia sua presença no país com o Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart, que reúne em um só carro a performance de um veículo esportivo com o conforto e espaço interno de um sedan.
Derivado do consagrado Lancer Evolution X, o Lancer Sportback Ralliart inaugura um novo conceito de sedan esportivo, mantendo a segurança e o prazer de dirigir, sem abrir mão da potência e do DNA da marca. O Lancer tem uma história que começou em 1973 e passou 38 anos se aperfeiçoando no laboratório mais rigoroso do mundo: o WRC (World Rally Championship), o mais importante campeonato mundial de rali
"O Lancer Sportback Ralliart tem um conceito inovador e a versatilidade como seu grande diferencial, juntando conceitos de um sedan, sem perder o desempenho de um esportivo com os traços de um cupê. É um veículo completo, que emprega diversos itens de série, segurança e conforto", afirma Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
Equipado com motor de 2.0 litros que produz 250 cv e 35 kgf.m de torque, o Lancer Sportback Ralliart possui transmissão automática de seis velocidades com dupla embreagem, que deixa a troca de marchas mais rápida e com maior conforto.
O carro leva a grife Ralliart, que é a divisão esportiva dos veículos de alta performance da Mitsubishi Motors desde 1984, sinônimo de excelente balanço entre performance dinâmica, prazer ao dirigir e conforto para uso diário. Mais do que isso, a grife representa o aprendizado adquirido em quase quatro décadas de desenvolvimento e produção de carros de competição, que foram 12 vezes vencedores do Rally Dakar e quatro vezes do WRC.


Design inovador


O Lancer Sportback Ralliart incorpora elementos característicos do Lancer Evolution X, como a grade trapezoidal Jetfighter, que combina esportividade com a funcionalidade de refrigerar o motor turbo.
Os faróis Bi-Xênon têm sistema direcional AFS, que ativa um farol lateral quando o motorista vira o volante para a esquerda ou direita, melhorando a visualização em curvas.
O capô de alumínio abriga uma entrada de ar para refrigeração da turbina e dois extratores de ar quente que, além de serem funcionais, melhoram a performance e conferem um visual ainda mais esportivo ao modelo. O material extremamente leve faz com que a carroceria tenha peso menor, além de diminuir o centro de gravidade, proporcionando ainda mais conforto e segurança na condução.
O aerofólio traseiro está estrategicamente posicionado na mesma linha do teto e seu ângulo foi cuidadosamente ajustado para aproveitar ao máximo o fluxo de ar e reforçar a estabilidade do veículo.
Os pneus são de 18 polegadas (215/45 R18), com freio a disco nas quatro rodas, sendo refrigerados na dianteira. A dupla ponteira de escapamento completa o visual esportivo do Lancer Sportback Ralliart.


Motor e transmissão


Equipado com motor de 2 litros, quatro cilindros e turbo intercooler de alta performance, o Lancer Sportback Ralliart impressiona com sua potência, proporcionando uma condução esportiva. O bloco e o cabeçote são de alumínio, deixando-o extremamente leve. O motor utiliza o avançado sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control), desenvolvido pela Mitsubishi, com 16 válvulas acionadas por duplo comando.
Assim como motor, a transmissão Twin Clutch SST é a mesma utilizada no Lancer Evolution X. Esse sistema de dupla embreagem, com pré-acoplamento, possibilita respostas extremamente rápidas nas mudanças de marcha. Isso é possível, pois as marchas ímpares e pares são colocadas em engrenagens separadas no eixo de entrada, o que faz com o que o sistema funcione como se o veículo possuísse dois câmbios trabalhando simultaneamente, e o resultado são trocas dinâmicas e na rotação ideal.
Com paddle shiffters, a dirigibilidade pode tornar-se ainda mais esportiva, com a troca de marchas sendo feita pelo próprio usuário, que tem também a opção de fazer as trocas na manopla localizada no console central.
Com duas opções, é possível escolher o melhor modo para dirigir: Normal ou Sport. Na esportiva, o veículo realiza as trocas de marcha em médias e altas rotações, permitindo respostas rápidas de aceleração. Já para um uso urbano, que requer um desempenho moderado, é possível optar pelo modo Normal, no qual a troca é efetuada a baixas rotações, deixando a condução mais confortável e otimizando o consumo de combustível.


Conforto e versatilidade


Ao abrir a tampa traseira do Lancer Sportback Ralliart fica clara sua função de ser um veículo ideal para o dia a dia, com a facilidade de acomodar bagagens nas viagens de aventura ou ter comodidade e espaço para um dia de compras no centro da cidade. São 450 litros de capacidade no porta-malas.
O design interior foi desenvolvido para entregar prazer ao dirigir e conforto, com linhas e superfícies que reforçam a alta qualidade e colocam os principais comandos ao alcance do motorista. Os bancos em couro na cor preta possuem apoios laterais, oferecendo ainda mais conforto ao motorista e passageiros.
O veículo é equipado com Sistema Multimídia Power Touch com GPS integrado em português, com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player, entrada USB com interface para iPod e rádio AM/FM. Conta ainda com sensor de estacionamento e câmera de ré, que facilitam as manobras.
Os detalhes estão presentes em todas partes. O Lancer Sportback Ralliart tem pedais em alumínio, sensor de chuva para acionamento automático do limpador do pára-brisa, sensor para acendimento automático do farol e trava elétrica das portas com trava de segurança para as portas traseiras.
O volante é revestido em couro com regulagem de altura e abriga os controles de áudio e piloto automático. O computador de bordo está estrategicamente posicionado entre o velocímetro e o conta-giros, com o display colorido de alto contraste e 12 funções. O Lancer Sportback Ralliart é equipado com ar-condicionado e controle automático de temperatura.


Tração AWC (All-Wheel Control)


Com o legítimo DNA 4x4 da Mitsubishi, o Lancer Sportback Ralliart é equipado com um dos mais modernos sistema de tração, garantindo excelente dirigibilidade, prazer ao dirigir, sem abrir mão da segurança.
O sistema de tração é integral 4x4 All-Whell Control (AWC), com diferencial central ativo (ACD), garantindo aderência, agilidade e estabilidade em curvas. A tração incorpora sistemas eletrônicos que trabalham em função do tipo de condução e piso utilizado.
É possível optar pela melhor forma de uso da tração em qualquer situação, seja no dia a dia da cidade, enfrentando chuva em estradas, ou mesmo em terrenos com baixa aderência, terra ou lama. São três opções que podem ser facilmente selecionadas por um botão no console e visualizadas no computador de bordo: Tarmac, Gravel e Snow. O ACD regula o bloqueio do diferencial central para alcançar o equilíbrio ideal de tração entre as rodas dianteiras e traseiras, melhorando a resposta de direção.
O sistema de suspensão do Lancer Sportback Ralliart passou por intenso processo de desenvolvimento, visando o conforto e a performance dinâmica. Com reforço nos braços das suspensões dianteira e traseira, e fino ajuste nos amortecedores e molas, o veículo se adéqua perfeitamente às diferentes condições de pisos, resultando em excepcional estabilidade, digna dos superesportivos.
A estrutura da suspensão é outro ponto forte concebido a partir do Lancer Evolution X. Equipado com MacPherson na dianteira e Mult-Link na traseira, garante estabilidade e segurança, resultando em maior precisão durante a condução esportiva e muito conforto nas manobras.


Estabilidade, controle, tecnologia e segurança


O Lancer Sportback Ralliart é equipado com diversos dispositivos que ajudam na condução e melhoram a segurança do motorista e dos passageiros. Entre eles está o ASC (Active Stability Control), controle de estabilidade que mantém o veículo em uma trajetória segura. Ele atua caso algum dos sensores espalhados pelo carro detectar movimento instável, como derrapagem de traseira ou dianteira, devido ao baixo coeficiente de atrito da pista ou a um repentino e brusco movimento do volante. Para isso ele utiliza o sistema de freios para gerar um movimento oposto ao instável e, simultaneamente, calcula a quantidade de potência do motor de forma adequada para cada situação.
Já o TCL (Traction Control) é o sistema de controle de tração, que monitora a velocidade de cada roda por meio dos sensores ABS. Caso uma das rodas patine durante a aceleração, devido às condições de atrito da pista, o sistema freia esta roda e transfere a força para outra com melhor condição de tração e, simultaneamente, dosa a quantidade de potência do motor de forma adequada para a situação.
O Lancer Sportback Ralliart é equipado com 4-ABS (Anti-Lock Braking System), sistema que evita o travamento das rodas durante frenagens de emergência, permitindo o controle individual de cada roda, devido aos quatro canais e quatro sensores, garantindo o máximo de força de frenagem e melhorando a estabilidade nas curvas.
O sistema EBD (Electronic Brake-force Distribution) distribui precisamente a força de frenagem entre o eixo dianteiro e traseiro, diminuindo a distância de frenagem quando o veículo está carregado e mantendo a estabilidade direcional quando descarregado.
O HSA (Hill-Start Assistance) auxilia o motorista durante a partida em rampa, mantendo os freios acionados para evitar que o carro se desloque antes que o motorista pise no acelerador.
O Lancer Sportback Ralliart também é equipado com o BAS (Brake Assist System), sistema que atua durante frenagens de emergência, gerando força adicional para frear o carro. Esse sistema foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com o 4-ABS, no qual a força de frenagem é otimizada.


Segurança


O sistema Full Airbags proporciona mais segurança em caso de colisão. São dois airbags frontais, dois laterais, quatro de cortina e um de joelho no lado do motorista. O veículo também possui cinto de segurança de três pontas para os cinco ocupantes, com sistema pré-tensionador e absorvedores de esforços, que minimizam possíveis danos ao usuário durante um impacto.
O para-choque dianteiro, capô e pára-lamas dianteiro receberam estruturas de absorção de impacto para minimizar os danos ao pedestre em caso de atropelamento.
Projetado sob o conceito RISE, a carroceria do Lancer Sportback Ralliart foi desenvolvida para ter deformação controlada e excelente absorção de impactos durante eventuais colisões frontais, traseiras ou laterais
Os apoios de cabeça, espumas do encosto e estruturas metálicas dos bancos foram projetados para evitar danos à coluna dos ocupantes em decorrência do "efeito chicote" durante colisões traseiras. Para acomodar as crianças menores, o Lancer Sportback Ralliart possui sistema de fixação Isofix para as cadeirinhas.
Toda essa tecnologia empregada em prol da segurança recebeu nota máxima no teste de impacto no EuroNCAP, um dos principais institutos europeus de segurança automotiva. O Lancer Sportback Ralliart tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.


Cores e Preço


O Lancer Sportback Ralliart está disponível nas concessionárias de todo o país, nas cores White Solid, Cool Silver Metallic, Black Mica, Medium Gray Mica, Red Metallic, Passion Orange Pearl e Lightning Blue Mica. O Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart tem preço sugerido de R$ 149.990,00. (fotos: Fabio Aro/Mitsubishi)

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger