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Tuesday, October 25, 2011

Chinês Effa M100 deve virar 'brasileiro' em 2012

Santa Catarina e Goiás são possíveis locais de produção do compacto. Grupo que controla marca chinesa também reativará planta em Manaus.

A alta em 30% pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) começa a surtir efeito mais profundo entre os veículos importados. O grupo Effa, que controla as marcas Changhe e Lifan, quer reativar uma antiga planta em Manaus e, num segundo momento, dar nacionalidade brasileira ao compacto M100, hoje importado da China.

Effa M100 linha 2010 (Foto: Divulgação)Effa M100 custa, atualmente, R$ 24.980 (Foto: Divulgação)
A primeira etapa será reativar uma planta pertencente ao grupo em Manaus, que há cerca de 2 anos montou aproximadamente 20 unidades do M100 – alguns desses exemplares foram destinados ao uso de concessionárias, e outros foram de fato comercializados. "A interrupção da montagem do modelo ocorreu por conta da logística onerosa", disse Clóvis K. Rodrigues, gerente de Marketing da empresa (a alta do IPI teria tornado a condição atraente novamente). Estima-se que o utilitário Mini Star saia da linha de produção no Amazonas já no final do 1º semestre do ano que vem.

Ainda em 2012, o chinês M100 deve ganhar nacionalidade brasileira. Santa Catarina e Goiás são os estados estudados para abrigar uma nova fábrica da Effa, onde a empresa montará o compacto, inicialmente, sob o regime de CKD (em que o carro chega desmontado do país de origem).

Sobre o IPI, Rodrigues ressalta que, dos 11 pontos estipulados pelo governo para que um carro produzido no Brasil tenha isenção à alta do imposto, 6 serão contemplados pelo compacto – o que lhe garantiria o índice de 65% de nacionalização. Carro outrora mais barato do país, atualmente o Effa M100 custa R$ 24.980.



Lifan

Já os carros da conterrânea Lifan, representada pela Effa na América do Sul, continuarão as ser montados no Uruguai, diz Rodrigues. A empresa opera atualmente uma ampliação da capacidade da fábrica uruguaia, processo que "já está em curso e não tem data para ser concluído", afirma o gerente de marketing. Do país vizinho são importados para o Brasil o compacto 320, “inspirado” no Mini Cooper, e o sedã 620.



Fonte: G1

Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

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