tattoos

Tuesday, September 13, 2011

VERSÕES ESPECIAIS DO NEW FIESTA GANHAM ESPAÇO NOS RALIS MUNDIAIS


O New Fiesta, sucesso global da Ford, está provando ser a base ideal para carros de rali, com capacidade de levar pilotos talentosos aos degraus mais altos do esporte. Um exemplo é o New Fiesta RS World Rally Car, representante oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali. Com tração nas quatro rodas, ele é pilotado por Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala e foi desenvolvido pela M-Sport, parceira britânica de longa data da Ford, com suporte da Ford Europa.Exibido no estande da Ford no Salão de Frankfurt, o New Fiesta WRC é equipado com motor 1.6 com turbo e injeção direta, baseado na avançada tecnologia EcoBoost que equipa a linha atual de veículos Ford.

Conhecido como uma das competições mais difíceis para carros baseados em modelos de produção, o Campeonato Mundial de Rali submete os competidores às condições mais adversas, desde as estradas geladas da Suécia até o calor escaldante da Grécia.

Um degrau abaixo do New Fiesta RS WRC, na hierarquia da Ford, está o New Fiesta Regional Rally Car. Ele compartilha o mesmo DNA global de performance do seu irmão, mas é equipado com um restritor de motor diferente e modificações aerodinâmicas para atender às regulamentações técnicas de outras categorias, como o Campeonato Europeu de Rali.O carro é construído para atender os regulamentos regionais da FIA, oferecendo versatilidade para competir tanto em ralis nacionais como no mundial. Para essa conversão, que pode ser feita em apenas seis horas, é disponibilizado um kit especial de peças.

Situado no meio da escala está o Fiesta S2000, a partir do qual o New Fiesta RS WRC foi desenvolvido originalmente. Depois de vencer o famoso Rali de Monte Carlo em sua estreia em 2010, o S2000 tornou-se um dos líderes do S-WRC da FIA, uma categoria de apoio do mundial.

Ocupando a quarta fileira está o Fiesta R2, que forma a base da WRC Academy da FIA, novo programa de treinamento apoiado pela Ford para jovens pilotos. Com motor 1.6, o R2 também é o veículo oficial do Fiesta Sporting Trophy, categoria nacional promovida em oito países.

Na base está o Fiesta MS1, projetado para ser um carro de rali de entrada, que dá oportunidade a novos pilotos. Ele é baseado no Fiesta 1.6 Zetec S e oferece aos competidores a opção de fazer um "upgrade", passo a passo, partindo do MS1 até um R2, de acordo com os recursos disponíveis.

Segundo Gerard Quinn, chefe de motorsport da Ford Europa, o New Fiesta ofereceu uma base perfeita para a construção de todas essas versões. "O New Fiesta de produção contém os atributos principais exigidos em um carro de rali de sucesso", diz. "A sua robustez é uma vantagem óbvia em uma aplicação tão exigente, tanto no aspecto mecânico como no alto nível de segurança que oferece aos ocupantes."
"A distância entre-eixos curta garante agilidade nas cinco versões de rali. A popularidade do Fiesta pode ser conferida em todas as pistas ao redor do mundo. Nesta temporada, o New Fiesta RS WRC está entre os líderes, ampliando o sucesso dos modelos S2000 e R2. Estou confiante que os novos modelos alcançarão o mesmo sucesso", completa Quinn. Os cinco modelos de rali do New Fiesta foram desenvolvidos pela M-Sport, parceira da Ford desde 1997. Seu diretor Malcolm Wilson é ex-campeão britânico com a Ford e durante vários anos foi seu piloto chefe de testes no desenvolvimento de carros de rali.

.
O New Fiesta também deixou sua marca na temporada de 2011 do rallycross. Ele dominou o pódio no evento X Games Rallycross nos Estados Unidos. Os X Games marcaram também a rodada final do Campeonato Global Rallycross, onde Tanner Foust ficou com o título máximo, além de vencer nas categorias SuperRally e Rallycross.

Marcus Gronholm, que levou a Ford ao título de construtores do Campeonato Mundial de Rali em 2006 e 2007, terminou em segundo no Global Rallycross, também dirigindo um New Fiesta. Foust está em terceiro na temporada atual do Campeonato Europeu de Rallycross, depois de sete das dez rodadas, com vitórias em Portugal e na Suécia.
Um New Fiesta especialmente adaptado é o astro do novo vídeo da série Gymkhana de Ken Block.O New Fiesta H.F.H.V. com tração nas quatro rodas, modelo único construído pelo Monster World Rally Team de Ken Block, gera 600 hp.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger