tattoos

Tuesday, September 27, 2011

Tesouros do Império Romano

Recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império. Eis o desafio de “Roma – A Vida e os Imperadores”, exposição que marca a abertura da programação da Casa Fiat de Cultura no Momento Itália Brasil 2011-2012. De 21 de setembro a 18 de dezembro, o público apreciará mais de 300 objetos que, cada um a seu modo, representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) a Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218).
De Minas, a mostra segue para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde permanecerá aberta ao público de 26 de janeiro a 1º de abril de 2012. A ação faz parte do Momento Itália-Brasil, programa que busca reforçar as relações entre os dois povos em áreas as mais diversas, como economia, comércio, ciência e tecnologia, cultura e educação.
Na exposição – cuja curadoria é assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão científica formada por renomados estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia –, há 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia a dia, provenientes de importantes instituições da Itália, como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompéia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galleria degli Uffizi.
Entre os objetos expostos, destacam-se as três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias. “Essa exposição é um sonho de cinco anos, agora realizado pela Casa Fiat de Cultura, que, desde sua constituição, tem conversado com o curador, o professor Guido Clemente. Com a chegada do Momento Itália Brasil 2011-2012, os procedimentos foram acelerados. Tivemos a gratificante parceria de todas as instituições envolvidas e, finalmente, traremos ao Brasil um acervo deslumbrante, que nunca havia saído da Itália. Nada mais gratificante para um ano de comemorações”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.
O professor Guido Clemente explica que a curadoria buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade. Trata-se de um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador, para quem a variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois que permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. “Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o império realmente foi. Neste sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma.
A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do GabineteCultura e Escritório Emílio Kalil, com patrocínio da Fiat Automóveis, co-patrocínios do Bradesco e Santander, parceria da APPA e apoio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, da Embaixada Italiana no Brasil e do Momento Itália-Brasil.


Programa educativo


A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura desenvolve um programa educativo para atender a todos os setores da sociedade: crianças, jovens, adultos, estudantes das redes pública e privada e grupos como associações e ONGs, entre outros. É um dos diferenciais de suas visitas orientadas e um motivo a mais para conhecer a mostra “Roma – A Vida e os Imperadores”.
Com concepção da educadora Daniela Chindler, o Programa Educativo da mostra contará com uma equipe de aproximadamente 30 educadores multidisciplinares. Com roteiros variados, pensados para cada tipo de público, a intenção é mostrar como a formação da sociedade atual foi pensada no período imperial de Roma, promovendo links entre o passado e a atualidade de forma interativa e divertida. “O aprendizado acontece por meio da troca de conhecimento, do prazer e do olhar em conjunto. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura quer que a visita não seja apenas informativa, e sim investigativa, instigando o público a pensar a história como algo prazeroso”, explica Chindler.
O agendamento para grupos, escolas e assessoria ao professor poderá ser feito pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail: agendamento@casafiat.com.br. Além das visitas de grupos e instituições, o Programa Educativo oferece também visitas temáticas para o público e para as famílias nos finais de semana, sem necessidade de agendamento.


Cinco anos de democratização da arte


Nesses cinco anos de atuação, mais de 300 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura, que, desde sua criação, destaca-se por abrigar grandes mostras internacionais de artes plásticas e apresentações inéditas de acervos brasileiros, com debates acadêmicos e programas educativos. Só em 2009, 124 mil visitantes apreciaram as exposições de Auguste Rodin e Marc Chagall, duas das mais importantes mostras do Ano da França no Brasil e que, após Belo Horizonte, seguiram para o Rio de Janeiro e São Paulo. Neste ano, mais de 60 mil visitantes participaram da programação das exposições Tarsila e o Brasil dos Modernistas e Olhar e Ser Visto. No segundo semestre de 2011, a Casa Fiat de Cultura integra a programação do Momento Itália- Brasil 2011-2012 com a exposição Roma - A Vida e os Imperadores.
Mantida pelas empresas do Grupo Fiat, a instituição é o primeiro espaço cultural criado por uma fabricante de automóveis no País. Sua programação destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo e tem entre seus objetivos o estímulo à circulação dos bens culturais, à difusão da cultura brasileira e mundial, à formação do público, à democratização do acesso às artes e à inclusão social. A Casa Fiat tem conseguido, ainda, superar o desafio de garantir experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos, que possibilitem gerar novas reflexões, conhecimentos e promover o desenvolvimento humano e social.


Serviço:


Exposição “Roma - A Vida e os imperadores”
Período: 21 de setembro a 18 de dezembro de 2011
Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 – Nova Lima – MG
Horários: Terças a sextas, de 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h
Entrada e transporte gratuitos
Informações: 31 3289-8900 e www.casafiatdecultura.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger