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Monday, September 12, 2011

O piloto Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing-Renault, conquistou o pódio para o motor Renault RS27, fornecido pela Renault Sport F1 – divisão esportiva responsável pelo compromisso da Renault na Fórmula 1 como fornecedora de motores e tecnologia -, durante o GP da Itália deste domingo. Vettel terminou a corrida com quase dez segundos de vantagem sobre Jenson Button, que chegou na segunda colocação.

Esta foi a segunda vez que Sebastian Vettel venceu o GP da Itália em sua carreira. Com a conquista deste domingo, o piloto da Red Bull Racing-Renault ampliou ainda mais a sua vantagem no Campeonato Mundial de Piloto, com 284 pontos.


O piloto brasileiro Bruno Senna marcou os seus primeiros pontos na Fórmula 1 com a nona posição para a Lotus Renault GP, enquanto que a Equipe Lotus garantiu novamente uma dobradinha com Heikki Kovalainen em 13º e Jarno Trulli em 14º.

Mark Webber, companheiro de equipe de Vettel, abandonou a prova na sexta volta, após um incidente com Felipe Massa, enquanto que Vitaly Petrov também não cruzou a linha de chegada. O piloto russo da Lotus Renault GP se envolveu no acidente da primeira curva e teve que abandonar a prova imediatamente.





Esta vitória é a primeira do motor Renault no GP da Itália desde 1995 e a 138ª na F1.

Principais momentos da corrida:
Red Bull Racing

Sebastian Vettel garantiu a 13ª pole position do ano para a Red Bull durante o treino de classificação e, mesmo tendo perdido esta vantagem desde o início da corrida em benefício de Alonso, teve condições de recuperar a liderança após a saída do safety car na quarta volta.Em seguida, ele usou uma estratégia de duas paradas, culminando com o seu oitavo sucesso neste ano, o que lhe confere o título a partir da próxima prova em Cingapura, em cálculos matemáticos. Mark Webber tentou ultrapassar Felipe Massa na 6ª volta, o que acabou danificando o seu aerofólio dianteiro, que acabou se soltando na entrada da cruva Parabólica e provocou a saída do australiano para a caixa de brita, batendo em seguida no guard-rail. A Red Bull continua na liderança do Campeonato Mundial de Construtores, com 451 pontos contra 325 da McLaren. Webber está agora em 4º na classificação de pilotos, a mesma pontuação de Jenson Button.

Lotus Renault GP

Após um sólido treino de classificação, que permitiu aos dois carros da Lotus Renault GP ficar entre os dez primeiros, os dois pilotos se envolveram no incidente ocorrido na primeira curva. Senna teve que adotar medidas para contornar os carros no meio da confusão e caiu para o 15º lugar, enquanto que Petrov foi atingido e abandonou a prova. Senna lutou para recuperar a sua classificação e, graças a uma velocidade máxima elevada, de até 347 Km/h nas retas, obteve os seus primeiros pontos com uma sólida nona colocação. A equipe tem agora 70 pontos e a quinta colocação consolidada no Campeonato Mundial de Construtores.

Equipe Lotus
Trulli iniciou o GP em casa na 19ª colocação, logo à frente de Kovalainen. Ambos se mantiveram em uma boa posição entre os 13 primeiros colocados após a entrada do safety car, mas na quinta volta Trulli foi atingido por Felipe Massa e teve que parar para trocar o aerofólio dianteiro. Ele voltou para a corrida e, depois de uma estratégia de apenas uma parada, deu o máximo para voltar ao 14º lugar ao final das 53 voltas da corrida, logo atrás do seu companheiro de equipe.

Rémi Taffin, responsável pelas atividades de pista da Renault Sport F1, dá suas impressões sobre esta etapa: Monza é o circuito mais difícil do ano para os motores, com aproximadamente 75% da volta feita em aceleração máxima. No sábado, chegamos a quase 350 Km/h ao final da reta dos boxes. Bruno Senna também obteve a velocidade máxima mais elevada, com 347 Km/h, o que confirma o trabalho obstinado realizado por todos no nosso centro de Viry-Châtillon.

Antes da corrida, muitas pessoas comentavam que este circuito era “traiçoeiro” para os carros da equipe Red Bull, mas Vettel se manteve praticamente intocável aqui. Monza é o teste mais difícil para um motor de F1. Assim, uma vitória aqui – para um fornecedor de motores – é uma enorme satisfação. Vencemos uma prova inacreditável, com o anúncio da renovação da parceria entre a Red Bull Racing e a Renault – esta vitória é a cereja do bolo!

Aproveitamos para dar os parabéns ao Bruno Senna pelos seus primeiros pontos na F1, ao terminar o GP da Itália na nona colocação. A Lotus Renault GP se manteve firme durante todo o fim de semana e poderia ter obtido mais pontos se o acidente da primeira curva não tivesse acontecido e envolvido o Petrov.

A Equipe Lotus demonstrou que está no caminho certo ao obter o seu melhor resultado nesta temporada. A nossa relação está a cada dia mais forte, pois estamos aprendendo a trabalhar juntos e vamos ficar totalmente ao lado deles quando apresentarem alguns novos desenvolvimentos nos próximos GPs.

Estatísticas da Renault na F1:
138 vitórias, 189 pole positions
*Inclusive estatísticas do Supertec, Mecachrome e Playlife

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