tattoos

Sunday, September 18, 2011

NINO FARÓIS - COM NEBLINA A ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA

Por definição, a neblina acontece quando há condensação do vapor de água e aí forma-se um nevoeiro de pouca intensidade onde a visibilidade é menor que mil metros. A incidência do fenômeno climatológico é uma preocupação a mais para os motoristas que vivem nas estradas ou saem muito cedo de casa, por isso há a necessidade de atenção redobrada, e a iluminação dos faróis deve estar de acordo, pois podem atrapalhar a visualização das vias.

O gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, Lázaro Moraes, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva, explica que nos dias de nevoeiro muito baixo, para veículos que não contam com o auxílio dos faróis de neblina, o ideal é manter acesos o facho baixo do farol principal. Isso melhora a visibilidade dos demais veículos e da via. “Tão importante quanto ver é ser visto! A percepção do movimento em conjunto com a luz, torna o veículo melhor visto e evita acidentes”, afirma o gerente. Já para os veículos que possuem os faróis de neblina, o correto é mantê-los acesos juntamente com as lanternas. A névoa fica suspensa e não toca a pista, e como o facho de neblina é projetado por baixo da densidade da massa de ar nebulosa - e não sobre ela - o motorista vê a pista iluminada, auxiliando a condução. “O importante é nunca utilizar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e prejudica a visão”, aconselha Lázaro.

Confusão: Milha ou neblina?
Muitos proprietários de veículos acreditam que os faróis auxiliares de neblina e milha são os mesmos ou têm a mesma função, mas não. “No Brasil, usamos como medida de distância quilômetro e não milha, portanto o nome correto do acessório é farol de longo alcance”, afirma Moraes. Outra, e principal diferença, é o uso. Farol de neblina ilumina para baixo e próximo ao veículo e o de longo alcance para frente e longas distâncias. Os donos de carros no Brasil acreditam que os faróis embutidos no para-choque do automóvel são de longo alcance. A maioria dos automóveis fabricados no Brasil, especialmente aqueles que já saem da montadora com o acessório, possuem apenas o farol auxiliar de neblina instalado a cerca de 40 centímetros do chão. Já o farol de longo alcance, raramente vem de fábrica, e fica localizado junto com os faróis principais, às vezes no mesmo bloco óptico ou, no caso das off-roads, junto com o acessório quebra-mato e, eventualmente, nas pick-ups no Santo Antônio.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger