tattoos

Tuesday, September 13, 2011

FOCUS ST, NOVO CARRO GLOBAL DE ALTO DESEMPENHO DA FORD, ESTREIA EM FRANKFURT

O Ford Focus ST, carro de alto desempenho que os entusiastas de todo o mundo estavam esperando, foi finalmente revelado em sua versão final de produção no Salão de Frankfurt. O mercado europeu terá também a opção da versão perua do Focus ST, que será lançada junto com o modelo de cinco portas em 2012. O Focus ST é o primeiro carro de alto desempenho verdadeiramente global da Ford. Aproveitando o legado dos Focus ST anteriores na Europa, ele permite aos motoristas de todo o mundo experimentar o desempenho empolgante, a dirigibilidade, o som e o design esportivo que a grife ST representa.


Sob a "pele" do novo Focus ST está o DNA da linha ST, estabelecido dentro da estratégia global de carros de alto desempenho da Ford. Trabalhando junto, o grupo de Veículos de Performance Globais – formado pelo Time Ford RS na Europa e pelo Time de Veículos Especiais (SVT) nos Estados Unidos, com a colaboração de especialistas da Ásia-Pacífico e África – montou uma estratégia que todos os futuros carros globais de alto desempenho da Ford terão de seguir.Como todos os futuros modelos ST, o novo Focus ST tem características físicas chaves, como os para-choques dianteiros e traseiros agressivos, a adição de um spoiler traseiro, saias laterais e uma cor especial de assinatura.Tanto na versão cinco portas como na perua, o Focus ST entrega os mesmos atributos que fazem todos os modelos "Sports Technologies" (ST) se destacarem frente à competição. O chassi, motor, som e conforto do veículo são harmoniosamente tunados para entregar uma experiência verdadeiramente esportiva, com um nível de refinamento raramente visto nessa categoria. Esses mesmos atributos vão compor o código genético dos futuros modelos com o emblema ST.



Destinado a atingir mais de 40 mercados em seis continentes, o Focus ST vai trazer para o mundo um carro de alta performance e acessível para o dia a dia. Apenas mudanças mínimas – para atender a legislação regional – serão introduzidas. Não importa em que região do mundo o motorista esteja, o novo Focus ST vai entregar a mesma sensação de potência, equilíbrio e refinamento.
Para a Europa, onde as versões perua são altamente populares em muitos mercados, a oportunidade de desenvolver o ST Wagon como modelo de nicho foi irresistível.

Para os consumidores globais, o Focus ST é equipado com o motor Ford EcoBoost 2.0, que oferece uma combinação forte de desempenho e eficiência. Totalmente em alumínio, os motores EcoBoost geram a potência de um bloco grande, com a economia de combustível de uma cilindrada menor, usando três tecnologias chaves.Injeção direta de alta pressão, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas (Ti-VCT) contribuem para criar um sistema avançado de combustão que traz novos níveis de desempenho e economia de combustível em motores a gasolina.

O motor 2.0 é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, que foi especialmente ajustada para tirar a máxima força de cada marcha. O grupo de Veículos de Performance Globais dedicou atenção especial à calibragem da relação da sexta marcha, para dar ao motorista ótimo desempenho e também excelente economia de combustível em viagens mais longas.A geração anterior do Focus ST é elogiada pelo som esportivo do motor de cinco cilindros. Com a introdução do novo motor de quatro cilindros, os engenheiros de som trabalharam para extrair a mesma sensação desse bloco totalmente diferente.


A direção com assistência elétrica (EPAS) conta também com sistema de compensação de torque (TSC). A tunagem mais agressiva do TSC permite ao motorista do Focus ST acelerar ao máximo e ainda assim encontrar aderência em pistas de superfície irregular. O sistema detecta o torque que essas condições podem criar na direção e se comunica com o software da EPAS, que contrabalança e virtualmente elimina esse efeito para o motorista.

Aprimoramentos adicionais também foram feitos no programa eletrônico de estabilidade (ESP) com ênfase no prazer de dirigir. Ele oferece três modos de dirigir, que podem ser selecionados de acordo com as condições do tempo ou simplesmente para atender as preferências do motorista em relação à assistência.

Naturalmente, o sistema ESP também pode ser totalmente desligado, deixando o Focus ST em sua forma mais pura, com controle total do chassi quando há condições para isso, como em uma pista de competição. Apenas dispositivos como o controle dinâmico aprimorado em curvas (EDCC) permanecem ativos, otimizando a diversão do Focus ST.

A suspensão do novo Focus ST traz amortecedores especiais e molas rebaixadas em 10 mm, que dão ao carro uma postura mais agressiva e um centro de gravidade mais baixo que favorece a precisão em curvas.A suspensão traseira foi revisada com diversos elementos novos desenvolvidos especialmente, incluindo uma nova barra de torção que melhora a resposta e controle.

As emblemáticas rodas com raios em formato Y da geração anterior do Focus ST evoluíram para uma nova encarnação. O conjunto de rodas de alumínio de 18 polegadas traz o famoso estilo ST, com sutis revisões atualizadas para 2012.



A cor exclusiva "Tangerine Scream" reflete o caráter empolgante e enérgico do Focus ST, mas o carro também exala performance nas outras cores disponíveis: azul Performance, vermelho Race e branco. Isso é enfatizado pelo estilo forte e musculoso do modelo.Com grade dianteira trapezoidal – assinatura da Ford –, saias laterais esculpidas e para-choque traseiro com difusores, o design do Focus ST ganha agressividade e dinamismo. O aerofólio no teto aumenta a estabilidade em alta velocidade e reduz o arrasto aerodinâmico. A saída de escapamento central na traseira é outro item diferenciado.


O interior do Focus já é projetado em estilo "cockpit" para dar a todos os motoristas do Focus a sensação de esportividade. Na versão ST, porém, essa sensação é ampliada em tudo o que o motorista toca e vê, reforçando que se trata de um ST. Os detalhes incluem pedaleira, volante e manopla do câmbio especiais e bancos Recaro. O acabamento escuro nos pilares, que faz parte do DNA de design ST, reforça a esportividade.O novo Focus ST será oferecido em três opções de acabamento na Europa: ST1, ST2 e ST3, nomenclatura que já é familiar para os clientes do Focus ST no Reino Unido. Os detalhes de cada catálogo variam em cada mercado. O ST1 é o modelo inicial, com bancos Recaro, partida sem chave, painéis internos das portas com o logo ST e banco traseiro com descansa-braço central.


O novo Focus ST Wagon mostra quão longe o DNA de performance de um modelo ST pode ir para oferecer aos consumidores europeus algo único no segmento.


No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger