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Tuesday, August 23, 2011

Novo Porsche 911 Carrera: a tradição se encontra com a inovação

Aos 48 anos, o Porsche 911 Carrera está mais jovem do que nunca. A geração completamente redesenhada do ícone dos carros esportivos ganha ainda mais destaque com sua silhueta plana e alongada, contornos chamativos e detalhes precisamente projetados - tudo isso continuando a ser indiscutivelmente um 911. Em honra à tradição do 911, o distinto design da Porsche, com seus tendões e músculos, exala potência e elegância.
A distância entreeixos, agora cem milímetros mais longa, e uma redução na altura combinada com as rodas de 20 polegadas realçam a aparência atlética do novo 911. Ao mesmo tempo, foram mantidas as dimensões externas compactas típicas de um carro esportivo. Visto de frente, é possível notar imediatamente as aletas em arco características do 911. Elas enfatizam a maior distância entre as rodas dianteiras, fazendo com que o novo 911 Carrera se coloque com mais solidez sobre as estradas. Os espelhos laterais redesenhados estão agora situados na borda superior da porta e não sobre o triângulo da janela como antes. Isto traz vantagens aerodinâmicas e enfatiza a linha de design e a impressão visual de largura.
A nova carroceria tem construção inteligente de alumínio e aço, resultando em uma redução significativa de peso de até 45 kg, combinada com uma rigidez consideravelmente maior. A otimização aerodinâmica inclui spoiler traseiro mais largo e de extensão variável, que permite uma redução ainda maior da elevação do 911 Carrera, mantendo um valor coerente de coeficiente de arrasto (Cd).
Para complementar o exterior recém-desenhado, os projetistas da Porsche criaram um interior derivado do muito bem-sucedido Porsche Carrera GT. O piloto pode agora ficar ainda mais integrado ao cockpit graças ao console central elevado e à alavanca do câmbio ou de seleção de marchas montada mais acima, muito perto do volante, da forma típica do automobilismo esportivo. Elementos clássicos da Porsche definem o interior, do mesmo modo que no exterior: o conjunto de instrumentos agrupa cinco instrumentos circulares (sendo um deles uma tela multifuncional de alta resolução). Também estão presentes o conta-giros no centro desses cinco instrumentos e a chave da ignição à esquerda do volante - elementos típicos do interior dos Porsche.
Estabelecendo o novo padrão para sua classe, como tem feito por várias gerações, o novo 911 Carrera e Carrera S determinam um padrão ainda mais elevado de desempenho e eficiência. Todas as versões consomem menos que 10 km/l de combustível. O consumo e as emissões tiveram uma redução de 16% comparadas com seu antecessor. Isto é alcançado através de sistemas e funções tais como a função auto start/stop, gerenciamento térmico, recuperação de sistema elétrico, a primeira transmissão manual de sete marchas do mundo e, juntamente com o PDK (Porsche-Doppelkupplungsgetriebe, dupla embreagem Porsche), a chamada navegação, entre outros. A nova direção hidráulica eletromecânica oferece não apenas a precisão e a resposta típicas da Porsche, mas também ajuda a aumentar a eficiência e a reduzir o consumo de combustível.
O 911 Carrera com o novo motor boxer de 3,4 litros e 350 cv e PDK opcional consome 12,1 km/l com base no Novo Ciclo de Direção Europeu (NEDC). Além disso, os 194 g/km de CO2 fazem dele o primeiro carro esportivo da Porsche a ficar abaixo da marca de 200 g/km. O Carrera S, com motor boxer de 3,8 litros e agora com 400 cv, também oferece um consumo de combustível menor: quando combinado com o PDK opcional, uma redução de 14%, consumindo 11,4 km/l embora tenha 15 cv a mais de potência. Isso equivale a emissões de CO2 de 205 g/km.
Ambas as versões ganharam mais desempenho. O Carrera S com PDK acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Ativar o botão Sport Plus no pacote opcional Sport Chrono faz com que esse tempo caia para 4,1 segundos. O Carrera com PDK precisa de apenas 4,6 segundos (4,4 segundos com o Sport Plus) para ir de 0 a 100 km/h.
O novo 911 oferece não apenas uma dinâmica longitudinal melhor, como também um desempenho superior, em níveis jamais alcançados, também em termos de dinâmica transversal. Além da distância entre eixos mais longa, a maior agilidade, a precisão e a estabilidade de direção se baseiam, entre outras coisas, em uma maior bitola dianteira, no novo eixo traseiro e na direção hidráulica eletromecânica. Dependendo da versão, há outros sistemas de controle ativo que vêm de fábrica ou opcionais à disposição para melhorar ainda mais a dinâmica de direção. Isso é especialmente verdadeiro para o sistema de estabilização contra rolagem ativo através do controle dinâmico de chassi da Porsche (PDCC, Porsche Dynamic Chassis Control), disponível pela primeira vez no 911 Carrera S. O sistema reduz a inclinação lateral quando o carro faz uma curva, com os pneus sempre posicionados de modo ideal em relação à superfície da estrada, com a capacidade de transmitir forças laterais mais elevadas. Há um aumento nas velocidades máximas nas curvas, sendo até mesmo possível obter tempos de volta mais rápidos nos circuitos automobilísticos.
Os atributos aparentemente contraditórios de desempenho e eficiência, esportividade e praticidade no dia a dia que sempre foram típicos do Porsche 911 estão agora ainda mais evidentes com esta nova geração. Isso faz com que os novos 911 Carrera e 911 Carrera S sejam "911" ao máximo.
O lançamento mundial dos novos Porsche 911 Carrera e Carrera S acontecerá no Salão Internacional de Automóveis de Frankfurt de 2011. Os novos modelos chegarão à América Latina no início de 2012.

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