tattoos

Wednesday, August 17, 2011

Nove em cada 10 brasileiros fazem pesquisa online antes de comprar seu carro

As buscas nos classificados online de automóveis passaram a integrar o processo de comprar ou trocar de carro no Brasil. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pela Oh! Panel, empresa especializada em pesquisas online. Segundo o levantamento, 93,8% dos internautas brasileiros utilizam a internet para investigar marcas e modelos e 97,7% para comparar preços.

Além do Brasil, foram ouvidos internautas de outros nove países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Na média, 88,7% dos entrevistados consultam a rede para investigar marcas e modelos e 94,1% para comparar preços. As buscas também são importantes na hora de definir onde comprar. No Brasil, 86% dos entrevistados usam a internet como ferramenta de apoio para pesquisar concessionárias e lojas, enquanto a média na América Latina cai para 67,6%.

De acordo com os usuários da área de Classificados do portal de compras e vendas MercadoLivre.com, que já compraram automóveis pela internet, as principais vantagens da pesquisa online são a maior variedade de modelos disponíveis, preços mais competitivos e comodidade.

Entre os brasileiros, a marca dos sonhos eleita foi a Chevrolet, com pouco mais de 11,6% dos votos. Em seguida, aparece a alemã BMW (11,1%) e a Fiat, com 8,7% da preferência do público. Para eleger uma marca de carros como um sonho de consumo, os entrevistados consideram os seguintes fatores, nesta ordem:  design dos modelos (40,5%), a história da marca (29,5%) e a marca que oferece modelos mais inovadores (23,2%)

Perfil do motorista

De acordo com o levantamento realizado pela Oh! Panel, o brasileiro compra seu primeiro carro mais cedo. Do total de entrevistados brasileiros ouvidos, 44,4% compraram seu primeiro automóvel até os 21 anos, enquanto a média regional ficou em 35,5%. Dois de cada três brasileiros entrevistados já tiveram ao menos um automóvel na sua vida. Deste total, 27,1% foram proprietários de somente um carro, 29,4% tiveram dois ou três veículos e 43,5%, quatro ou mais automóveis.


Vendas online

A pesquisa realizada pela Oh! Panel também ouviu pessoas que vendem veículos pela internet. Os entrevistados destacaram como diferenciais a rapidez em fechar negócios, comodidade e facilidades da transação online.

Outro dado interessante foi que 64% dos usuários ouvidos venderam seu carro em até duas semanas após anunciados na plataforma MercadoLivre.



A categoria “Classificados de Automóveis” do MercadoLivre é líder de audiência na América Latina, segundo dados da comScore Networks. Um dos seus diferenciais é oferecer um espaço para descrição mais completa do veículo, com possibilidade de inserção de fotos, mapas e detalhamento de suas características, ampliando a exposição do produto.  O usuário também pode consultar a tabela Fipe para análise imediata dos valores praticados pelo mercado: http://www.mercadolivre.com.br/tabela-fipe.


FICHA TÉCNICA

         TÉCNICA DE COLETA: Levantamento por amostragem junto a usuários da internet
         REALIZAÇÃO DO ESTUDO: 4 a 18 de julho de 2011
         INSTRUMENTO DE COLETA: Questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas
         AMOSTRAGEM: 9 praças: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México,  Peru, Uruguai e Venezuela. Total 1027 casos


Sobre o MercadoLivre - Fundado em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Através de suas plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções para que indivíduos e empresas possam comprar, vender, anunciar e pagar pela internet. MercadoLivre.com atende milhões de usuários e cria um mercado online para a negociação de uma ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. O site está entre os 50 maiores sites do mundo em Page views e é a plataforma líder no varejo online em visitantes únicos nos países onde opera, de acordo com métricas da comScore Networks. MercadoLivre mantém sua posição de liderança nos 12 países onde opera na América Latina. A  companhia está listada na Nasdaq (NASDAQ:MELI) após sua oferta pública inicial em 2007.

  

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger