tattoos

Monday, August 22, 2011

Citroën, a maior de todas: 78 vitórias no Campeonato Mundial de Rali!

A maior vencedora de todos os tempos no Campeonato Mundial de Rali (WRC). A vitória da dupla francesa Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (sublinhada pelo segundo lugar de Sébastien Loeb/Daniel Elena) transformou o Rali da Alemanha, oitava etapa da temporada de 2011, em um triunfo histórico para a Citroën, que ultrapassou a antiga detentora do recorde (Ford). Foi a oitava vitória consecutiva do Citroën DS3 no ano.
No começo da prova, tudo indicava que Loeb/Elena caminhariam para mais uma vitória. Mas um pneu furado no último estágio do segundo dia mudou a história da prova. O tempo perdido (cerca de um minuto) não pôde ser mais recuperado e, no dia final, Ogier/Ingrassia tiveram somente a tarefa de levar o Citroën DS3 à bandeirada da vitória, 40 segundos à frente de Loeb/Elena. O que não significa que a dobradinha da Citroën tenha sido tranquila. O tempo incerto, com chuva em vários trechos das estradas alemãs, transformou a escolha dos pneus em um fator decisivo. No final do último dia, a grande vantagem acumulada pelas duplas da Citroën Total sobre os rivais permitiu um andamento sem maiores riscos.



“Procurei me manter no meio da estrada, sem ‘cortar’ as tangências, para evitar furos”, comentou Ogier após a prova. “Estou muito feliz com esta vitória. Ela me motiva bastante para as etapas finais do campeonato. Não estamos na melhor posição, mas vou lutar enquanto tiver uma chance de ser campeão”, assegurou o vencedor. Loeb e Elena, por sua vez, lamentaram a perda da invencibilidade no Rali da Alemanha – até 2010, eles eram os únicos vencedores da prova desde que ela foi incorporada ao calendário do WRC, em 2003. “Depois de oito vitórias seguidas nesta prova, não há como ficar satisfeito com o segundo lugar”, afirmou Loeb, misturando um tom sério com outro mais descontraído. “Tenho dito nos últimos anos que um dia essa série de vitórias chegaria ao fim. Chegou! Faltou sorte, mas isto são corridas. Matematicamente, o segundo lugar e os pontos do Power Stage foram importantes para o campeonato.”
Os três Citroën DS3 inscritos por equipes particulares terminaram a prova entre os dez primeiros colocados. Petter Solberg/Chris Patterson foram os quintos colocados, imediatamente à frente de Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom. Peter van Merksteijn/Erwin Mombaerts marcaram seus primeiros pontos na temporada ao terminar em nono.
“Foi um excelente resultado. Estou satisfeito com a manutenção da invencibilidade da Citroën no Rali da Alemanha”, acrescentou Jean-Marc Gales, gerente de Marcas do Grupo PSA. “Além disso, batemos dois recordes com a oitava vitória seguida na temporada e o recorde histórico de vitórias no WRC, além de ficarmos mais perto de conquistar os títulos mundiais de Pilotos e Fabricantes.”



Rali da Alemanha − 19 a 21 de agosto de 2011
Resultado final

1) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 3h32:15.9.8
2) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, a 39.8
3) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, a 1:55.6
4) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 2:43.7
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 3:48.0
6) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, a 7:24.6
7) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 7:45.9
8) Armindo Araújo (Portugal)/Miguel Ramalho (Portugal), Mini John Cooper Works, a 9:29.8
9) Peter van Merksteijn Jr. (Holanda)/Erwin Mombaerts (Bélgica), Citroën DS3, a 10:01.6
10) Dennis Kuipers (Holanda)/Fréderic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 10:09.0

Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após 8 de 13 etapas:
Pilotos 1) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 192 pontos; 2) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 167; 3) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 156; 4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 94; 6) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 56; 7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, 34; 9) Henning Solberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 32; 10) Daniel Sordo (Espanha), Mini John Cooper Works, 23; 11) Federico Villagra (Argentina), Ford Fiesta RS, 20; 12) Juho Hanninen (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 13) Martin Prokop (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Ott Tänak (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Fiesta RS, 5; 17) Dennis Kuipers (Holanda), Ford Fiesta RS, 5; 18) Armindo Araújo (Portugal), Mini John Cooper Works, 4; 19) Hayden Paddon (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 20) Peter van Merksteijn Jr. (Holanda), Citroën DS3, 2; 21) Bernardo Sousa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 22) Patrik Flodin (Suécia), Subaru Impreza, 1.
Fabricantes1) Citroën Total WRT, 333 pontos; 2) Ford Abu Dhabi WRT, 242; 3) M-Sport Stobart Ford WRT, 105; 4) Petter Solberg WRT (Citroën), 83; 5) Ice 1 Racing (Citroën), 48; 6) Munchi’s Ford WRT, 32; 7) FERM Power Tools WRT (Ford), 22; 7) Team Abu Dhabi (Ford), 20; 9) Monster WRT (Ford), 9; 10) Van Merksteijn Motorsport (Citroën), 2; 11) Brazil World Rally Team (Mini), 1 ponto.
Copilotos1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 192 pontos; 2) Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 167; 3) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 156; 4) Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 96; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, 94; 6) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 56; 7) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 40; 8) Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, 34; 9) Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, 32; 10) Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, 23; 11) Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, 16; 12) Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 13; 13) Jan Tománek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 14) Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, 7; 15) Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 16) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 5; 17) Miguel Ramalho (Portugal), Mini John Cooper Works, 4; 18) José Diaz (Argentina), Ford Fiesta RS, 4; 19) Frederic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, 3; 20) John Kennard (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 2; 21) Bjorn Degandt (Bélgica), Ford Fiesta RS, 2; 22) Erwin Mombaerts (Bélgica, Citroën DS3, 2; 23) António Costa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 24) Maria Andersson (Suécia), Subaru Impreza, 1 ponto.

Calendário do Campeonato Mundial de Rali (WRC)

8 a 11 de setembro, Austrália
29 de setembro a 2 de outubro, França
20 a 23 de outubro, Espanha
10 a 13 de novembro, Grã-Bretanha

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger